Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Departamento de Educação
Curso de Graduação em Pedagogia
Disciplina: Psicologia Educacional I








O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS NOS ESTÁGIOS PRÉ-OPERATÓRIO E OPERATÓRIO CONCRETO











Natal, 2010





O Desenvolvimento Cognitivo de Crianças nos
EstágiosPré-operatório e Operatório Concreto
Relatório Final de Pesquisa


[pic]

Natal, 2010


________________________________________________________
Apresentação
Este trabalho foi produzido no contexto da disciplina Psicologia Educacional I, ministrada pela professora Esp. Ariane Cristiny da Silva Fernandes, a qual integra o quadro de disciplinas obrigatórias como requisito parcial à obtençãode aprovação no Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O presente estudo teve como ponto de partida a seguinte questão de pesquisa: considerando a concepção de Piaget sobre os estágios de desenvolvimento cognitivo da criança, quais as diferenças qualitativas de pensamento entre crianças em estágio pré-operatório e crianças em estágio operatórioconcreto?
Intentando elucidar apontamentos relacionados à questão acima explicitada, o grupo lançou como objetivo analisar diferenças qualitativas de pensamento, frente a resoluções de questões-problema, entre crianças em dois níveis de desenvolvimento cognitivo, dos quatro defendidos por Piaget que são: início do pré-operatório (03 anos) e início do operatório concreto (06 anos).
Ahipótese a qual fundamenta o atual estudo é a de que o meio onde a criança estabelece suas interações sociais influencia significativamente em seu desenvolvimento cognitivo, de tal modo que os pressupostos piagetianos relativos ao modo de pensar e operar sobre o mundo em cada estágio podem, ter sofrido alterações, visto que o padrão de interação social, bem como a cultura e outros elementos,sofreram grandes transformações levando em consideração os tempos atuais e a época histórica em que foram desenvolvidas suas proposições teóricas.
O projeto exposto a seguir encontra-se dividido nas seções de introdução, objetivos, método, cronograma de execução e referências bibliográficas.



_________________________________________________________
Introdução

A partir de nossainquietação em relação à teoria de Sir Jean William Fritz Piaget, e considerando os objetivos do nosso estudo, constará na nossa fundamentação os pressupostos teóricos de Jean Piaget, as origens epistemológicas da teoria piagetiana, a relação entre desenvolvimento e aprendizagem proposta por esse autor, e tópicos específicos relativos aos objetivos do atual trabalho.
A teoria de Piaget nosajuda a analisar o conhecimento científico (epistemologia) na perspectiva da criança, e do seu desenvolvimento.
O que o fez analisar esse desenvolvimento foi a curiosidade de entender como se dá a evolução do conhecimento, e por tanto pesquisou e elaborou uma teoria sobre os mecanismos cognitivos da espécie e dos indivíduos (sujeito psicológico), buscando compreender a evolução doconhecimento que a criança percorre para chegar à fase adulta, chegando a conclusão de estágios cognitivos adequados a cada idade.
Durante um tempo suas teorias passaram por modificações e seu interesse central passa a ser o método dedutivo, dedicando-se à construção de modelos matemáticos.
Fundamentando sua teoria nos estudos de Epistemologia Genética (Teoria do Conhecimento), numaperspectiva de como cuidar das crianças, foi assim que ele relacionou o desenvolvimento com a aprendizagem, nos diversos estágios de desenvolvimento nos últimos anos de sua vida, considerando um processo espontâneo que depende das funções mentais do ser humano, que só termina na vida adulta.
O processo de desenvolvimento cognitivo deve ser analisado considerando todo o contexto biológico e...
tracking img