Escola e democracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ
ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E JURÍDICAS
CURSO DE PEDAGOGIA – 3º PERÍODO
PROFESSOR: ODILON LUIZ POLI



EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO


1. Baseados nos estudos realizados até o momento na disciplina de Sociologia da Educação II e, de modo especial, no texto Introdução Geral aos Estudos sobre Trabalho eEducação no Brasil, responda, a título de exercício, as seguintes perguntas:
a. O que é trabalho humano? Quais as diferenças fundamentais entre o trabalho humano e as atividades desenvolvidas por outros animais para conseguir sua sobrevivência?
b. O que é educação? Qual a sua importância para o desenvolvimento das sociedades humanas?
c. O que é ensino? Quais suascaracterísticas fundamentais? Quem define os objetivos e fins do ensino? Quais os documentos que definem os objetivos e fins do ensino no Brasil?
d. Explique com suas própria palavras, a relação existente entre trabalho e educação.



























UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ
ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E JURÍDICAS
DISCIPLINA:SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
PROFESSOR: ODILON LUIZ POLI

ORIENTAÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DAS AULAS DO DIA 15/03/2013

Prezadas/o estudantes
Tendo em vista um melhor aproveitamento de nossas aulas, solicito as seguintes atividades:

2. Rever as anotações feitas sobre o tema da aula anterior.
3. Rever as perguntas respondidas no exercício de avaliação feito no final da aula, caso tenha tido dedificuldade para responder (arquivo Avaliação_1_2013_1)
4. Ler o texto Educação e trabalho no Brasil_introdução_geral, das páginas 06 a 12.







































RESUMO DO LIVRO “ESCOLA E DEMOCRACIA”
RESUMO DO LIVRO “ESCOLA E DEMOCRACIA”

Dermeval Saviani, nessa obra Escola e Democracia, procuram esclarecer a situação da Educação e asua relação com a sociedade ao longo do tempo. O livro aborda uma síntese clara e didática das principais teorias da educação. Saviani parte do âmbito do fenômeno da marginalidade e da concepção de sociedade que as principais teorias da educação trazem e seu corpo. Ou seja, o texto é divido em quatro partes sendo:
As teorias da Educação e o problema da Marginalidade; Escola e Democracia I - ATeoria da Curvatura da Vara; Escola e Democracia II – Para além da Teoria da Curvatura da Vara e, finalmente, Onze teses sobre a educação e política.

Na primeira parte é dado enfoque às teorias não-críticas e apresentado as principais diferenças existentes entre a pedagogia tradicional, pedagogia nova e a pedagogia tecnicista. Na seqüência, é feito algumas considerações sobre as teoriascrítico-reprodutivistas e, são elas: a) “teoria do sistema de ensino enquanto violência simbólica”; b) “teoria da escola enquanto aparelho ideológico de Estado (AIE)”; c) “teoria da escola dualista”. Saviani comenta cada uma delas e, em seguida faz uma pequena análise comparativa entre as teorias não-críticas e as reprodutivistas e explica ao leitor o motivo pelo qual não fez referência á “teoria da educaçãocompensatória”.

No tópico seguinte ele faz menção da Teoria da Curvatura da Vara destacando três teses políticas: Tese filosófico-histórica; pedagógico-metodológica e uma terceira que, segundo o autor, é resultado da junção das duas primeiras, ”que é aquela conclusão segundo a qual quando mais se falou em democracia no interior da escola,...”p.59. Para finalizar o tópico Saviani colocam emevidência as conseqüências que essas teorias trouxeram para Educação brasileira. A terceira parte do livro é dedicada a reprodução as teses referidas no tópico anterior junto com algumas contribuições aos professores.

Saviani conclui deixando em evidência a relação entre educação e sociedade e que a responsabilidade dos professores é a de transformar cada aluno seu para que cada um compreenda...
tracking img