Democracia na escola

O que o texto vem discutir é sobre a implantação de um Projeto Político Pedagógico (PPP), enfatizando a importância de ser um documento que deverá ser construído coletivamente. Abordando também asquestões de uma Gestão Democrática nas Escolas.

O PPP é um documento que consta aspectos que representam a realidade da escola e seus objetivos, não sendo permanente, pode ser revisado sempreque necessário. Não é um simples documento, criado apenas para atender as exigências burocráticas, mas sim, uma orientação de como seguir o caminho para alcançar os objetivos traçados coletivamente.Para isso é necessário que o PPP represente a escola na íntegra, e para isso, são necessários vários pontos de vista e opiniões, oferecendo a todos a oportunidade de se manifestar, sendo assim,um documento democrático.

Quando abordamos o tema de Gestão Democrática, estamos nos remetendo ao PPP, pois a sua construção envolve o coletivo, e a gestão democrática nada mais é do que daras escolas a oportunidade de uma direção mais difusa, mais coletiva, e conseqüentemente, mais democrática.

A gestão vem orientar, organizar as pessoas para que alcancem um objetivo da melhorforma possível. Gerir uma escola vai além de ações técnicas, mecânicas e racionais, é lidar com pessoas e a formação íntegra dos sujeitos que fazem parte desse processo.

O intuito maior daeducação é preparar o indivíduo para o convívio social, e pensar na escola como instituição formadora de cidadãos críticos e participativos é essencial para uma gestão democrática.

Quandotentamos trazer a comunidade para dentro da escola, estaremos em busca de mais uma tentativa de aproximar escola e sociedade. Descentralizando o poder decisório e ampliando essa participação social,oferecemos a escola uma direção mais difusa, mais coletiva e, conseqüentemente, mais democrática. Com isso o país passa a ter um direcionamento para a Gestão Democrática.

Ao falarmos de gestão...