Escola e democracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluna: Yasmin Cris Oliveira de França
Curso: Licenciatura em Química Turma: LQ1 Período: 1°
Disciplina: Fundamentos filosóficos, históricos e sociológicos da educação.


* Resenha do livro“Escola e Democracia”, Demerval Saviani.

Recife, 19 de Outubro de 2012.
Escola e Democracia
Demerval Saviani
Demerval Saviani nasceu em 25 de dezembro de 1945, no estado de São Pulo.Ingressou no Seminário no ano de 1960 para o primeiro ano do colegial. Formou-se em filosofia, e iniciou a docência em pedagogia na PUC-SP, além de atuar no ensino médio. Após algum tempo, passou aatuar também em cursos de pós-graduação. Desenvolveu projetos como “Histórias das idéias Pedagógicas no Brasil”, “Pedagogia Histórico-Crítica” e outros. Com isso é perceptível que sintetizar uma obrasua não é tarefa fácil, tendo em vista toda a sua competência e acesso ao conhecimento. A obra em questão é clara, rápida, e de suma importância para a compreensão do papel do professor além de seuconteúdo ser importante e presente na sociedade.
Em sua obra, Demerval Saviani procurou desenvolver esclarecimentos a respeito da educação, e mostrar também aspectos para uma compreensão em nível dasociedade, do contexto histórico e político presente. É nesta obra que o autor se faz presente a cada capítulo, com seus traços marcantes e próprios. Ele também faz menção às formas de discriminação daeducação, e consequentemente como devem ser feito, apresenta supostas soluções para resolver esse problema por ele apresentado.
O livro é iniciado com a apresentação de dois grupos contrários entresi. O primeiro, denominado de Teorias não Críticas, não considera que os problemas e estruturas sociais reflitam na educação. Também são mostradas as diferenças da pedagogia tradicional, a nova e atecnicista, acompanhado da relação com a marginalidade. Na tradicional, é dever do governo tornar a educação um direito de todos, o que resulta na marginalidade como sendo um fruto da ignorância e da...
tracking img