Escola estruturalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estruturalista
Teoria Geral da Administração.




 A teoria estruturalista surgiu no final da década de 50, caracterizando-se como um desdobramento da Escola da Organização Formal. Para a teoria estruturalista a organização é uma unidade complexa, com muitos grupos sociais, compartilhando alguns objetivos.
 Wickesberg (1973), chama a atenção para dois conceitos estruturalistasfundamentais: o conceito de organização e o conceito de estrutura.
 Cury (2005), ressalta que a palavra ESTRUTURA pode ser apresentada considerando: As partes físicas da empresa (edifícios, unidades de trabalho) relacionadas com o espaço e equipamento que lhe são pertinentes, referindo-se a palavra estrutura, nesse caso, a localização de estabelecimentos; Os elementos de trabalho, as diversasoperações do processo de produção, referindo-se a palavra estrutura neste caso, ao sistema de organização , à organização do trabalho, ao processo produtivo, à organização da produção.
 Todavia, para função de O & M, a estrutura compreende a disposição das diversas unidades que compõem a empresa – departamentos, divisões, seções e outros – e as relações entre superiores e subordinados. Aestrutura não deve envolver apenas o esqueleto, o arcabouço, mas todo organismo da empresa, como deveres, responsabilidades, os sistemas de autoridade e de comunicações existentes na organização.
 No vocabulário mais especializado da administração, as palavras ORGANIZAÇÃO e organizar tendem a desenvolver significado como conceitos que incluem: 1) as tarefas e atribuições pessoais que formam oemprego ou posição individual e seus deveres; 2) a inter-relação das tarefas de uma pessoa com as outras, de modo a constituir processo e prática; e 3) as relações interpessoais, sempre que elas ocorram na empresa.
 O conjunto de relações interpessoais que operam no contexto da posição, prática, processo, tecnologia e ambiente social, compreende aquilo que se chama de estrutura da organização. Aestrutura da organização é, portanto, o conjunto de relações existentes entre indivíduos e grupos, sendo o resultado do processo de delegação de autoridade.
 A estrutura é considerada efetiva ou ineficiente na medida em que facilita ou prejudica a realização dos objetivos do grupo e do indivíduo. Portanto, na formulação ou na avaliação de qualquer estrutura, é essencial considerar primeiro osobjetivos que a organização e seus líderes desejam atingir.
 Só à luz destes objetivos se pode formar um juízo de adaptação da estrutura.
 Desenvolveu-se um certo número de orientações para se planejar e avaliar estruturas. A que mais se destacou ao longo dos anos, é a que se baseia no conceito de semelhança de Gulick (1937). São citadas como semelhanças predominantes as que dizem respeito: 1)produtos ou serviços produzidos; 2) funções; 3) região geográfica; 4) tecnologia ou processo; 4) cliente.
 A identificação de semelhanças básicas em redor das quais se possam agrupar tarefas para formar os aspectos formais da estrutura da organização não é um exercício simples.
 O objetivo, é claro, é descobrir um agrupamento, um conjunto de relações interpessoais e de grupo com o ambiente,que permita a provisão mais barata e mais efetiva de bens e serviços aos clientes.
 Simeray (1970), ao abordar os princípios das estruturas organizacionais destaca os seguintes:
 A organização das estruturas é um meio, entre outros, porém um meio privilegiado, de obter um melhor rendimento dos recursos investidos na empresa em pessoal e material;
 A estrutura adotada pela empresa deveminimizar seu coeficiente de enquadramento, que é a relação entre o pessoal do último nível e o resto do pessoal da empresa;
 A abordagem estruturalista beneficiou a existência de hierarquias de autoridades divididas em 3 níveis:
 Nível Institucional – nível mais elevado, onde as decisões estratégicas são tomadas: composta dos dirigentes de cargos mais altos;
 Nível Gerencial – é o nível...
tracking img