Surgimento da escola estruturalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Surgimento da escola estruturalista

A escola estruturalista surgiu em decorrência do declínio do movimento das relações, no final da década de 1950. O impasse criado pela Escola Clássica pela de Relações Humanas não foi dos seguintes aspectos:

a) Oposição entre os aspectos formais, e os defendidos pelos autores da escola clássica informais, valorizados pelos autores da Escola de RelaçõesHumanas.

b) A necessidade de visualizar a organização como um todo, e não de forma
compartimentada e isolada.A organização lida com muitas variáveis complexas de ordem interna e externa. Ela tanto influencia como pode ser influenciada pelo ambiente externo direto e indireto.

c) A repercussão dos resultados dos estudiosos estruturalistas na compreensão das organizações como umtodo integrado e complexo.

Conceito de Estruturalismo

Estruturalismo é uma modalidade de pensar e um método de análise praticado nas ciências do século XX, especialmente nas áreas humanas. Metodologicamente, analisa sistemas em grande
escala, examinando as relações e as funções dos elementos que constituem tais sistemas, que são inúmeros, variando nas línguas humanas e das práticas culturaisaos contos folclóricos e textos literários. Partindo da lingüística e da psicologia do princípio do século XX, Alcançou seu apogeu na época da antropologia estrutural, ao redor dos anos 60. O estruturalismo fez do francês Claude Lévi-Stratuss seu mais celebrado representante, especialmente em seus estudos sobre os indígenas do Brasil e na América em geral, quando se dedicou a busca de harmoniasinsuspeitas. O estruturalismo é um método analítico e comparativo que estuda os elementos ou fenômenos em sua totalidade, salientando seu valor de posição. Os estruturalistas preocupam-se com as relações e interconexões das partes na constituição e na compreensão do todo. O estruturalismo está alicerçado na totalidade e na reciprocidade para facilitar o entendimento de que o todo é maior que asimples soma das partes

Teoria Estruturalista

As organizações

As organizações constituem a forma dominante de instituição da sociedade moderna: é a manifestação de uma sociedade especializada e interdependente que se caracteriza por um crescente padrão de vida. As organizações permeiam todos os aspectos da vida moderna e envolvem a participação de numerosas pessoas. Cada organização é limitadapor recursos escassos e por isso não pode tirar vantagens de todas as oportunidades que surgem: daí o problema de determinar a melhor alocação de recursos. A eficiência ocorre quando a organização aplica seus recursos na alternativa que produz o melhor resultado. As burocracias constituem um tipo específico de organização: as organizações formais. As organizações formais constituem uma forma deagrupamento social estabelecida de maneira deliberada ou proposital para alcançar um objetivo específico. Elas se caracterizam por regras, regulamentos e estrutura hierárquica para ordenar as relações entre seus membros. Reduzem as incertezas decorrentes da variabilidade humana (diferenças individuais entre as pessoas),tiram vantagens dos benefícios da especialização, facilitam o processo decisórioe asseguram a implementação das decisões tomadas. Um esquema formal "que regula o comportamento humano para o alcance eficiente de objetivos explícitos torna a organização formal única entre as instituições da sociedade moderna e digna de estudo especial" A organização formal é criada para atingir objetivos explícitos e é um sistema preestabelecido de relações estruturais impessoais que resultano relacionamento formal entre pessoas, permitindo reduzir a ambiguidade e a espontaneidade e aumentar a previsibilidade do comportamento. As organizações formais por excelência são as burocracias. Os estruturalistas se iniciaram na teoria da burocracia.

O homem organizacional

Enquanto a Teoria Clássica caracteriza o homo economicus e a Teoria das Relações Humanas "o homem social”, a Teoria...
tracking img