Escola estruturalista - exercicio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apostila 8 – Escola Estruturalista - página 106
1. Quais as ideias básicas da Escola Estruturalista?
 Mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e comoutras organizações. A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. Portanto, o todo é maior do que a simples soma das partes. O quesignifica que os sistemas organizacionais não são a mera justaposição das partes.
2. Quais os pesquisadores que se destacaram?
Levy-Strauss, Karl Marx e Max Weber
3. O homem é visto por elescomo um ser organizacional? Comente.
Enquanto a Teoria Clássica caracteriza o "homo economicus" e a Teoria das Relações Humanas, "o homem social", a Teoria Estruturalista focaliza o "homemorganizacional", ou seja, o homem que desempenha papéis em diferentes organizações.
Na sociedade das organizações, moderna e industrializada, aparece a figura do "homem organizacional" que participasimultaneamente de várias organizações. O homem moderno, ou seja, o homem organizacional, para ser bem sucedido em todas as organizações, precisa ter as seguintes características de personalidade:Flexibilidade: em face das constantes mudanças que ocorrem da vida moderna, bem como da diversidade dos papéis desempenhados nas diversas organizações, que podem chegar a inversão, aos bruscos desligamentos dasorganizações e aos novos relacionamentos.
Tolerância as Frustrações: para evitar o desgaste emocional decorrente do conflito necessário entre necessidades organizacionais e necessidadesindividuais, cuja mediação é feita através  de normas racionais, escritas e exaustivas, que procuram envolver toda a organização.
Capacidade de adiar as recompensas: e poder compensar o trabalho rotineirodentro da organização, em detrimento das preferências e vocações pessoais por outros tipos de atividade profissional.
Permanente desejo de Realização: garantido a conformidade e cooperação com as...
tracking img