A escola estruturalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2448 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 29 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A Teoria Estruturalista tornou visível o conflito entre as Teorias Clássica e das Relações Humanas. A primeira considerava a organização formal sob uma visão de que para as empresas serem eficientes, deveria ter o foco na estrutura e na forma. Já a última valorizou a teoria informal, as pessoas e os grupos internos.
A Abordagem Estruturalista criou uma teoria mais abrangente,entendendo a empresa como uma organização aberta, ou seja, tendo grande interação com o ambiente externo direto e indireto. Além do conceito de homem organizacional, dos inevitáveis conflitos e dos incentivos mistos dentro da organização.
Neste trabalho serão destacados a abordagem estruturalista, o conceito de estruturalismo, as tipologias organizacionais, os objetivos da organização e osfundamentos que contribuíram para o entendimento desta Teoria.

2 DESENVOLVIMENTO

A Escola Estruturalista

Surgimento da Escola Estruturalista

A Escola Estruturalista surgiu em decorrência do declínio do movimento das relações humanas, no final da década de 1950, com os seguintes aspectos:
1 - oposição entre os aspectos formais, e os defendidos pelos autores da escola clássica informais,valorizados pelos autores da Escola de Relações Humanas.
2 - a necessidade de visualizar a organização como um todo, e não de forma compartimentada e isolada. A organização lida com muitas variáveis complexas de ordem interna e externa. Ela tanto influencia como pode ser influenciada pelo ambiente externo direto e indireto.
3 - a repercussão dos resultados dos estruturalistas na compreensão dasorganizações como um todo integrado e complexo.

Conceito de Estruturalismo

O estruturalismo é um método analítico e comparativo que estuda os elementos ou fenômenos em sua totalidade, salientando seu valor de posição.
Os estruturalistas preocupam-se com as relações e interconexões das partes na constituição e na compreensão de todos. O estruturalismo esta alicerçado na totalidade e nareciprocidade para facilitar o entendimento de que o todo é o maior que a simples soma das partes.

Fundamentos da Escola Estruturalista

O homem organizacional: é aquele que desempenha diferentes papéis em organizações diversas. Para cada papel desempenhado, o homem deve adotar posturas/comportamento, como a flexibilidade, tolerância, capacidade de adiar as recompensas e permanente desejo derealização.
A necessidade de o homem relacionar seu comportamento com o de outras pessoas, com o fim de atingir um objetivo, gera a organização social. Na organização social, encontramos o elemento comportamento, gerado pelo estímulo, e o elemento estrutura, que é formado por categorias de comportamento ou conjuntos de comportamentos agrupados.
Os conflitos inevitáveis: para os estruturalistas, oconflito entre grupos é um processo social fundamental, pois é o grande elemento propulsor do desenvolvimento, embora isso nem sempre ocorra.
O movimento estruturalista não só reconheceu o conflito como inevitável, mas também como muitas vezes desejável para tirar os empregados da zona de conforto. Ele deve estimular a mudança, ou seja, a passagem do estado estável para o estado instável.
Aadministração de conflitos requer a conservação de um nível adequado de conflitos em um grupo. Pouco conflito gera estagnação. Muito conflito gera rupturas e brigas internas. Ambos os casos são prejudiciais para o grupo. Dessa forma, compete ao gestor manter um nível adequado de conflitos por meio da utilização de técnicas de resolução e estimulação de conflitos.
O conflito nas organizações pode serdecorrente tanto dos atributos estratégicos, estruturais, processuais e ambientais quanto de desempenho.
O conflito pode ser estimulado pelos estratégicos nas seguintes situações:
° quando os empregados não são envolvidos na elaboração e na implementação do planejamento estratégico;
° quando os empregados desconhecem a missão, a visão e os valores que são compartilhados pela equipe diretiva;...
tracking img