INTRODUÇÃO

A Teoria Estruturalista tornou visível o conflito entre as Teorias Clássica e das Relações Humanas. A primeira considerava a organização formal sob uma visão de que para as empresasserem eficientes, deveria ter o foco na estrutura e na forma. Já a última valorizou a teoria informal, as pessoas e os grupos internos.
A Abordagem Estruturalista criou uma teoria mais abrangente,entendendo a empresa como uma organização aberta, ou seja, tendo grande interação com o ambiente externo direto e indireto. Além do conceito de homem organizacional, dos inevitáveis conflitos e dosincentivos mistos dentro da organização.
Neste trabalho serão destacados a abordagem estruturalista, o conceito de estruturalismo, as tipologias organizacionais, os objetivos da organização e osfundamentos que contribuíram para o entendimento desta Teoria.

2 DESENVOLVIMENTO

A Escola Estruturalista

Surgimento da Escola Estruturalista

A Escola Estruturalista surgiu em decorrência dodeclínio do movimento das relações humanas, no final da década de 1950, com os seguintes aspectos:
1 - oposição entre os aspectos formais, e os defendidos pelos autores da escola clássica informais,valorizados pelos autores da Escola de Relações Humanas.
2 - a necessidade de visualizar a organização como um todo, e não de forma compartimentada e isolada. A organização lida com muitas variáveiscomplexas de ordem interna e externa. Ela tanto influencia como pode ser influenciada pelo ambiente externo direto e indireto.
3 - a repercussão dos resultados dos estruturalistas na compreensão dasorganizações como um todo integrado e complexo.

Conceito de Estruturalismo

O estruturalismo é um método analítico e comparativo que estuda os elementos ou fenômenos em sua totalidade, salientando seuvalor de posição.
Os estruturalistas preocupam-se com as relações e interconexões das partes na constituição e na compreensão de todos. O estruturalismo esta alicerçado na totalidade e na... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 04). A escola estruturalista. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Escola-Estruturalista/20350.html

MLA

"A escola estruturalista" TrabalhosFeitos.com. 04 2011. 2011. 04 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Escola-Estruturalista/20350.html>.

MLA 7

"A escola estruturalista." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2011. Web. 04 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Escola-Estruturalista/20350.html>.

CHICAGO

"A escola estruturalista." TrabalhosFeitos.com. 04, 2011. Acessado 04, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Escola-Estruturalista/20350.html.