Escola comportamentalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4176 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. ORIGEM 5
3. A DINÂMICA DE GRUPO 7
3.1. CARACTERÍSTICAS 7
3.2. PRINCÍPIOS 8
4. A MOTIVAÇÃO HUMANA 8
4.1. DEFINIÇÃO 9
4.2. MODELO DE MOTIVAÇÃO HUMANA 10
4.2.1. Motivação intrínseca 10
4.2.2. Motivação extrínseca 10
4.3. A FRUSTRAÇÃO DO INDIVÍDUO 10
4.4. TEORIAS DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW 11
5. A LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES 13
5.1. COMPORTAMENTODO LÍDER 14
5.1.1. Liderança Autocrática 14
5.1.2. Liderança Democrática 14
5.1.3. Liderança Liberal 14
5.2. LIDERANÇA E SUAS DISFUNÇÕES 14
5.3. ESTILOS DE LIDERANÇA 15
5.3.1. Liderança orientada para pessoas 16
5.3.2. Liderança orientada para a tarefa 16
5.3.3. Liderança bidimensional 16
5.3.4. Liderança Carismática e Liderança Transacional 16
6. TRABALHO EM EQUIPE 
 17
6.1. ASVANTAGENS DE UMA EQUIPE SINÉRGICA. 18
6.2. VANTAGENS DE SE FORMAR BOA UMA EQUIPE 18
7. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO 18
7.1. CONCEITO DE QVT E SUA ABRAGÊNCIA 19
8. CONCLUSÃO 21
9. BIBLIOGRAFIA 22

1. INTRODUÇÃO
A Escola Comportamentalista, também conhecida como a Teoria Comportamental da Administração, teve origem como um desdobramento da Teoria das Relações Humanas, direcionando para uma maiorvalorização do comportamento do indivíduo. As considerações de que um trabalhador satisfeito seria um trabalhador produtivo nos estudos de Elton Mayo em Hawthorne, nem sempre se mostrou válida. Entretanto o resultado de seus estudos acelerou o trabalho dos estudiosos e escritores entre 1950 e 1960 para ás teorias de motivação do indivíduo. Esses estudiosos adotaram uma orientação mais psicológica,com foco nos efeitos dos relacionamentos intragrupais e estilos de liderança.
A herança mais importante trazida para a abordagem comportamentalista veio de Kurt Lewin (1890-1947). Nascido na Alemanha estudou nas universidades de Friburgo, Munique e Berlim, onde se doutorou em Psicologia. Seus estudos constituíram a passagem das relações humanas para um novo movimento dedicado á administração e ápsicologia industrial da década de 1960. A psicologia, pela primeira vez, encontrou um meio de usar a experimentação para estudar a vida dos grupos, Lewin conduziu experimentos de grupos para medir a atmosfera da liderança. A teoria de Lewin é o estudo dos pequenos grupos, padrões grupais, motivação, participação, processo decisório, produtividade, tensões, estilos de liderança, etc.
A abordagemcomportamental, conhecida como behaviorista, segundo Chiavenato (2003), é caracterizada por ser decorrência da Teoria das Relações Humanas. Assim, sua ênfase ainda se encontra no comportamento humano, porém, leva em consideração o contexto organizacional, de forma mais ampla, abrangendo a influência desse comportamento na organização como um todo e as perspectivas das pessoas diante dasorganizações. Vale ressaltar que, não se deve confundir a Teoria Behaviorista da Administração com o behaviorismo que se desenvolveu na Psicologia, a partir dos trabalhos de Watson.
2. ORIGEM
A Teoria Comportamental da Administração, ou Escola Comportamentalista, teve seu início em 1947 nos Estados Unidos e baseia-se em novas proposições sobre a motivação humana.
A abordagem comportamentalista, tambémdenominada Novas Relações Humanas, surgiu como um desdobramento da Teoria das Relações Humanas e como uma tentativa e consolidar o enfoque destas relações nas teorias das organizações. Esta escola trouxe um novo direcionamento às teorias da administração, com uma maior valorização do comportamento do indivíduo e uma redução nas posturas normativas e descritivas das teorias de até então, isto é, aTeoria Clássica, a Teoria da Burocracia e a Teoria das Relações Humanas.
De acordo com Motta (1991, p. 38), vários autores foram importantes para o desenvolvimento da Teoria Comportamental da Administração. Acredita-se que ela, propriamente dita, inicia-se com Hebert Alexander Simon, em 1947 com o livro O Comportamento Administrativo, no qual foram apresentadas novas colocações e trazendo novos...
tracking img