Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fibras Protéicas - 1 - 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TÊXTIL DISCIPLINA: PROCESSOS QUÍMICOS TÊXTEIS I

PROFESSOR: CLÓVIS DE MEDEIROS BEZERRA COMPONENTES:
• • • FRANCISCO CLAUDIVAN DE SOUSA - 200131229 MYCHELLA KYLYANY FEITOSA SOUSA – 200031526 RUBENS CAPISTRANO – 9928758 YÊSA QUEIROZ ROSENDO – 200031593



NATAL, DEZEMBRO DE2003.

FIBRAS ANIMAIS

Fibras Protéicas - 2 - 14

I – LÃ:
Lã é uma fibra animal de grande importância. Ela tem um aspecto que a distingue das outras fibras animais, apresentando-se como uma valiosa fibra têxtil. As diferenças são de natureza física, os tecidos básicos e a estrutura química de todas as fibras animais , incluindo a lã, são similares. As fibras de lã são compostas por umaponta um eixo e uma raiz, onde a ponta só existe na primeira poda. A raiz é constituída por um bolbo que é mais tenro que o caule e onde as células não estão ainda completamente formadas, mas sim em desenvolvimento fino, conforme figura 01.

Figura 01. Esboço de uma fibras de lã [Manual de Engenharia Têxtil, Mário de Araújo] A fibra de lã é complexa em sua estrutura e composta essencialmente detrês camadas que são: a cutícula, o córtex, e a medula. Cada uma dessas, contudo, são subdivididas por diferenciação de camada, uma ilustração diagramática da estrutura de uma fibra não medular é mostrada na figura 02.

Figura 02. Corte transversal de uma fibras de lã

Fibras Protéicas - 3 - 14

A cutícula é formada de finas escamas de ponta dura e consistente. Elas são expostas uma sobre asoutras ao longo da fibra, ao fim ela é direcionada há uma ponta da fibra como mostrado na figura 03.

Figura 03. Esboços de fibras animais A camada mais externa dessas escamas é uma membrana resistente conhecida como epicutícula. Abaixo da epicutícula esta situada a exocutícula e a camada mais interna é descrita como endocutícula. A epicutícula e a exocutícula contém uma alta concentração deenxofre com uma grande quantidade de ligação cruzada de Cistina dando-as uma alta resistência a ataques químicos e biológicos. A endocutícula sobre outra visão é algo menos resistente. Existem membranas intercelulares as quais agem como um cimento segurando a cutícula aos tecidos adjacentes. Em torno de 90% da fibra é composta de células cortical. Quando a lã é tratada cautelosamente com enzimasprotéicas degradadas ou é parcialmente atacada com bactérias, as células corticais elas se soltam e podem ser vistas como estruturas em formato de fios conforme figura 04.

Figura 04. Microfotografia de fibras de lã Por mais degradação a célula individual possa ser quebrada dentro das macrofibrilas, quando examinadas em um microscópio eletrônico, são vistos compostos de microfibrilas. A força detenção, as propriedades elásticas e a cor natural da lã são determinadas principalmente pela origem ou natureza das células corticais. Dois tecidos distintos podem ser encontrados dentro córtices, são eles o Orto-córtex e o Para-córtex. A existência de dois tecidos seriam primeiro mostrando diferentes manchas e estas podem ser vistas dentro da seção transversal das fibras tratadas com ácido acético eseguindo manchas com Janus greem. A distribuição da orto e para- córtex é bilateral, e cada uma possui a forma de meio cilindro. O microscópio eletrônico mostra que a Orto-córtex tem uma estrutura macrofibrilar enquanto na Para-cortex não existe clareza definida na divisão macrofibrilar, e além disso nas microfibrilas apresentam uma maior regularidade padrão que a Orto-córtex.

Fibras Protéicas - 4- 14

A mais reativa é a Orto-córtex. A estrutura assimétrica parece ser com crimp, porque existe uma pequena quantidade de crimp, existindo menos clareza definindo a diferenciação bilateral. BOA ESTRUTURA: A estrutura da lã pode ser vista na figura 01, as células corticais são compostas de microfibrilas, cada uma contém um numero de fibrilas juntas paralelamente com as outras. A...
tracking img