Piaget e vigotsky

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gladis Maia gladis.maia@terra.com.br
FACISA – Coordenação de Pós-graduação – Especialização em Psicopedagogia Institucional
1. SINOPSE
O presente artigo, em sua primeira parte, delineia o perfil da escola ideal, explicitando o seu papel ao longo da história e reverenciando como especificidade a sua tonalidade democrática, aberta a todos os segmentos da sociedade, e viva, em constanteconstrução. Sintetiza também a abordagem neopiagetina do processamento de informações, nas suas perspectivas cognitiva e contextual. Na segunda parte, tentamos resumir a vida e a obra de Jean Piaget e de Lev Vygostsky, respectivamente, levantando os principais aspectos de seus estudos, identificando as suas constribuições na construção do sujeito cognoscente. No item três, assinalamos as diversidades maismarcantes, e as convergências dos pressupostos teóricos, nas abordagens destes pesquisadores, apontando algumas saídas pedagógicas para o planejamento de ensino e a práxis no dia a dia na escola. E, por último, abordamos as conclusões a que chegamos através da retomada da bibliografia destes dois autores, com a finalidade de elaborar este estudo.
Sujeito - construção do conhecimento –desenvolvimento - interação social linguagem – pensamento – inteligência
1. O PERFILDA ESCOLA IDEAL
“Se sou, na verdade, social e politicamente responsável, não posso me acomodar às estruturas injustas da sociedade. Não posso, traindo a vida, bendizê-la. ”
Paulo Freire. Política e Educação. São Paulo, Cortez, 1993. p.8. .
criança socialize-se, eduque-se, humanize-se | |
Com a responsabilidade de fazer amediação entre o indivíduo e a sociedade, a escola apresenta-se, nos dias de hoje, como uma das mais importantes instituições, por ter na sua práxis a responsabilidade de fazer a mediação entre o indivíduo e a sociedade. Ao transmitir, através da cultura, modelos sociais de comportamento, e valores morais, a escola permite que a
Convém lembrar que essa instituição nem sempre existiu e também nãofoi fruto de uma descoberta, mas uma invenção social do homem! Portanto, deve servir a ele, interessar-se por ele, ajudar na sua construção.
Há tempos atrás o saber era transmitido de outra forma, cabia aos mais velhos ensinarem aos mais moços o que sabiam fazer, o meio social era o contexto educativo. Foi na Idade Média que a educação tornou-se produto da escola. Com esta finalidade, pessoasespecializaram-se na tarefa de transmitir o saber, em espaços específicos, reservados para essa atividade destinada às elites. O ensino serviu aos nobres e depois à burguesia e, com raras exceções, continua, até os dias de hoje, servindo às classes estabelecidas no alto da pirâmide social.
Nos seus primórdios, o desempenho principal da escola era o ensino das atividades executadas pelos gruposdominantes da sociedade. Isso fez dela um lugar de aprendizado: da guerra, das atividades cavalheirescas, do saber intelectual, humanístico ou religioso.
As revoluções do século XIX trouxeram transformações à escola, sendo a principal delas a tendência à universalização. O estudo deixa de ser privilégio da aristocracia e da igreja. A escola muda para atender a demanda que a Revolução Industrialtrouxe no seu bojo, ao sofisticar o trabalho com a implantação de máquinas, exigindo do trabalhador o aprendizado da tecnologia. A escola ganha então importância com suas novas funções no preparo da mão-de-obra.
A luta pela democratização da escola empreendida pelas classes trabalhadoras - até então alijadas desta instituição - foi um outro fator gerador de mudanças. A classe trabalhadora organizadapassa a exigir o direito de ter seus filhos na escola, o direito à cultura e ao conhecimento dominantes, não deixando à escola outra alternativa a não ser a de abrir suas portas às classes sociais menos privilegiadas.
Estes fatores contribuíram para que a escola adquirisse as características que possui atualmente. Tornou-se uma instituição da sociedade, que trabalha a serviço desta mesma...
tracking img