Era fernando henrique cardoso - fhc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Era Fernando Henrique Cardoso - FHC



Índice:


Introdução..................................................................................3
Fernando Henrique Cardoso.....................................................3
Era FHC.....................................................................................4
Plano Real e Reforma doestado...............................................4
1º Mandato FHC........................................................................5
2º Mandato FHC........................................................................6
Conclusão..................................................................................7
Bibliografia.................................................................................8




Introdução
Essetrabalho terá como tema o Governo FHC. Iniciou-se com a posse da presidência por Fernando Henrique Cardoso, em primeiro de Janeiro de 1995, e término em primeiro de janeiro de 2003, quando assumiu Luiz Inácio Lula da Silva.
Neste trabalho relataremos todas as fases de seu governo, todas as melhorias, planos e também descontentamentos. Ou seja, todo o legado deste singular governo que realizouum diferencial no Brasil, para obtermos o país que hoje conhecemos.
Esperamos que todo o nosso conhecimento obtido através das nossas pesquisas fique claros e objetivos ao longo desse trabalho.
Fernando Henrique Cardoso (FHC)
Do sucesso do real ao desgaste do segundo Mandato
Fernando Henrique Cardoso nasceu no Rio de Janeiro em 18 de junho de 1931, conhecido popularmente como FHC, este é umsociólogo, cientista político e político brasileiro e professor Emérito da Universidade de São Paulo (USP), lecionou também no exterior, notadamente na Universidade de Paris. Também foi funcionário da CEPAL, membro do CEBRAP, Senador da República (1983 a 1992), Ministro das Relações Exteriores (1992), Ministro da Fazenda (1993 e 1994) e presidente do Brasil por duas vezes (1995 a 2002).
Graduado emSociologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, desenvolveu considerável carreira acadêmica, tendo produzido diversos estudos sociais em nível regional, nacional e global, e recebido diversos prêmios e menções honrosas pelos trabalhos.
FHC também foi eleito o 11º pensador global mais importante, pela revista Foreign Policy em 2009, pelo pensamento e contribuição para o debatesobre a política antidrogas. É co-fundador, filiado e presidente de honra do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
Natural do Rio de Janeiro, radicou-se em São Paulo, tendo casado com a antropóloga Ruth Cardoso, com quem teve três filhos (Paulo Henrique, Luciana e Beatriz).
Atualmente, ele preside o Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC, São Paulo) e participa de diversosconselhos consultivos em diferentes órgãos no exterior, como o Clinton Global Initiative, Brown University e United Nations Foundation.
Sendo assim, construiu ao longo de sua história inúmeras conquistas e uma interessantes historio, destacando a presidência, a qual estudaremos a seguir.
Era FHC (Fernando Henrique Cardoso)
Fernando Henrique já se destacava sendo um sociólogo, cientista político,professor e figura respeitada intelectual. No entanto engajou-se na política desde muito cedo, nota-se em suas participações na Militância do MDB, nas Diretas- já, no Governo de Sarney, de Collor e no de Itamar Franco.
Assim em 1994 candidatou-se e em outubro de 1994 foi eleito Presidente da República ainda no primeiro turno, com 55% dos votos válidos, tendo sido fundamental para a sua eleição osucesso do Plano Real, iniciado e colocado em prática por Fernando Henrique Cardoso enquanto Ministro da Fazenda de Itamar Franco.
Logo assumiu a presidência em primeiro de janeiro de 1995 e devido uma ampla aliança partidária que sustentou a candidatura e o um governo que possibilitou ao novo presidente contar com uma sólida base de apoio parlamentar, lhe fora permitido a continuidade da política...
tracking img