Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA DE SAÚDE PUBLICA DO CEARÁ ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA

ASSISTÊNCIA AO PARTO HUMANIZADO: SENSIBILIZAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM

ARISTÓTENES SILVA FARIAS

FORTALEZA – CE 2010

2

ARISTÓTENES SILVA FARIAS

ASSISTÊNCIA AO PARTO HUMANIZADO: SENSIBILIZAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Trabalho de conclusão de Curso, modalidade Projeto de Intervenção submetido à Escola de SaúdePública do Ceará, como parte dos requisitos para a conclusão da Especialização de Enfermagem Obstétrica.

Orientadora: Lea Dias Pimentel Gomes Vasconcelos

FORTALEZA – CE 2010

3

ARISTÓTENES SILVA FARIAS

ASSISTÊNCIA AO PARTO HUMANIZADO: SENSIBILIZAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Especialização em Enfermagem Obstétrica Escola de Saúde Publica do Ceará

Aprovado em ___/___/___

Banca Examinadora:________________________________________ Profª MS.Léa Dias Pimentel Gomes Vasconcelos Orientadora _________________________________________ Profª MS Claudia Rejane Pinheiro Maciel Vidal ________________________________________ Profª MS Helder Oliveira e Silva

4

DEDICATÓRIA

Este trabalho é dedicado, primeiramente, a Deus por ter me dado o Dom da vida e forças para chegar aonde cheguei. A minhaesposa, Lidiane, pela paciência e tranqüilidade nas horas de angustia, pela compreensão e dedicação, e cobrança para terminar este trabalho. Aos meus filhos, Aristótenes Filho e Vitória, pelos finais de semanas de ausência para assistir as aulas do curso. Aos meus pais, Demóstenis e Maria Luiza, por terem me dado ás ferramentas, educação e conselhos para me transformar no homem que sou.

5AGRADECIMENTOS

A minha orientadora Lea Dias Pimentel Gomes Vasconcelos, pela paciência e orientação indispensável à elaboração deste trabalho. A todo o corpo docente do Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica, pelos conhecimentos repassados a minha pessoa. Aos amigos e colegas de curso, por este período de convivência, companheirismo e dificuldades que passamos juntos. A todos quecontribuirão direta ou indiretamente para a realização deste trabalho.

6

RESUMO

A humanização no momento do parto implica em atitudes acolhedoras, delicadas e afetuosas dos profissionais de saúde em relação à parturiente e seu bebê, respeitando os tempos de seus corpos e propiciando um ambiente agradável e reconfortante. Assim, este estudo é um projeto de intervenção que tem como objetivoimplementar a assistência ao parto humanizado na sala de parto do Hospital Nossa Senhora do Patrocínio no município de Aiuaba. A estratégia de implementação será a realização de palestras quinzenais, serão 04 encontros durante o período de janeiro a maio de 2011. No primeiro encontro todos os participantes do grupo deverão descrever como é realizada a sua assistência de enfermagem com as parturientes;e também investigar a percepção da equipe de enfermagem sobre o parto humanizado. No segundo e terceiro encontros será realizado palestras, abordando temáticas relacionadas com a humanização ao parto, de acordo com as práticas demonstradamente úteis que devem ser incentivadas, estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS) e que dependem da equipe de enfermagem. No quarto encontro será elaborado,por todos os integrantes, um plano de trabalho baseado nas ações preconizadas pelo Ministério da Saúde, no que se refere à humanização do parto e do que foi palestrado. Palavras-chaves: parto humanizado, assistência ao parto, assistência de enfermagem, educação continuada.

7

SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO…................................................................................................. 2. OBJETIVOS .......................................................................................................... 2.1 Objetivo Geral ........................................................................................................ 2.2 Objetivos Específicos ............................................................................................. 3. REVISÃO DE LITERATURA...
tracking img