Metodos de analise de ferro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O Ferro (Fe) é um dos constituintes das moléculas da hemoglobina presente nas hemácias, é responsável pelo transporte de gases da respiração pelo sangue, atua também na fotossíntese. As principais fontes de ferro são: Carne vermelha, Peixes, Crustáceos,Aves, Lentilha, Frutas secas, Espinafre, Grãos inteiros, Cereais e Feijão. É um componente vital da hemoglobina, pigmento vermelho do sangue que transporta oxigênio para as células e retira delas o dióxido de carbono, participando assim da produção e liberação de energia no corpo. Ele também atua na síntese de moléculas orgânicas importantes e éessencial no processo de crescimento e desenvolvimento do organismo. Por isso, a manutenção das taxas normais de ferro é fundamental para a sobrevivência e para o bom funcionamento do organismo. Consumido em excesso, o ferro pode conduzir danos ao fígado, coração e pâncreas. Os principais sintomas do excessode ferro no organismo são: cansaço, fraqueza, impotência, dor abdominal, Perda de peso, dor nas articulações, quedas de cabelo, alterações nos ciclos menstruais, arritmias, inchaços e atrofia testicular. Quando o excesso ocorre após os 40 anos, podem surgir: lesões hepáticas e deficiência de testosterona. O acumulo de ferro no organismo pode gerar ainda o envelhecimento precoce devido ao acumulode radicais livres nas células. Por ser um mineral essencial para a saúde, as falta gera anemia. Os sintomas de falta de ferro no organismo são: cansaço extremo, desânimo, falta de atenção, dificuldade de aprendizagem; fraqueza; sono, tornozelo inchado; queda de cabelo/cabelos fracos e quebradiços, desempenhoescolar fraco, distúrbios de humor, palidez, falta de apetite, língua lisa, fraco desenvolvimento motor, infecções frequentes, devido à baixa da imunidade. A falta de ferro no sangue pode estar relacionada à má alimentação, isto é, uma alimentação pobre em ferro, ou pela perda de grandes quantidades desangue, seja através de uma hemorragia ou através da perda de grandes quantidades de sangue durante a menstruação, como ocorre nas mulheres.
OBJETIVO
Estudar as diferentes metodologias analíticas para quantificar o ferro nos alimentos.

MÉTODO ESPECTOFOTOMETRIA
Preparar as soluções de α-α ‘- dipiridila 0,1%, solução – tampão acetato/acido acético, solução – padrão estoque de ferro:
Soluçãode α-α‘-dipiridila 0,1% – Dissolva 0,1 g de α-α‘-dipiridila em água destilada e deionizada e dilua a 100 ml. Este reagente é estável por várias semanas, se for mantido em local fresco e escuro.
Solução-tampão acetato/ácido acético – Dissolva em água destilada e deionizada 8,3 g de acetato de sódio com baixo teor de ferro, previamente seco a 100ºC em estufa. Adicione 12 mL de ácido acético e diluaa 100 ml.
Solução-padrão estoque de ferro (1000 mg/L) – Dissolva 3,512 g de sulfato de ferro II e amônio hexahidratado [Fe(NH4)2(SO4)2.6H2O] em água destilada e deionizada. Adicione 2 gotas de HCl concentrado. Transfira para um balão volumétrico de 500 mL e complete o volume.
Prepare a amostra de acordo com o método de digestão de amostra seca (cinzas), dilua em 0,5 ml de acido clorídrico, seprecisar pode ser aquecido para melhor dissolução, transfira para um balão volumétrico de 25 ml e complete com água destilada. Prepare uma prova em branco.

Curva – padrão: Em 4 béqueres pipete 1,2 ,5 e 10 ml de solução padrão de ferro, correspondentes a 0,01, 0,02, 0,05 e 0,1 mg de ferro. Prepare 1 ml de solução de cloridato de hidroxilamina a 10% m/v. Aqueça até a ebulição durante 10 minutos....
tracking img