Ensino aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.colegiodotremembe.com.br/2012/04/24/a-importancia-da-autonomia-o-desafio-da-mudanca-em-sala-de-aula/

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/assim-se-forma-identidade-423005.shtml
passo 4 – etapa 2
Identificar os próprios gostos e preferências, conhecer habilidades e limites, reconhecer-se como um indivíduo único, no meio de tantos outros igualmente únicos.Esse processo de autoconhecimento, que tem início quando nascemos e só termina no final da vida, é influenciado pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo ambiente. A escola, assim, tem papel fundamental na construção da identidade e da autonomia de cada criança. Na creche (a faixa etária até 3 anos) isso é ainda mais importante.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para aEducação Infantil, a identidade "é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, do modo de agir e de pensar e da história pessoal". Zilma Ramos de Oliveira, professora e pesquisadora de Psicologia do Desenvolvimento da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, diz que todo adultoque trabalha na creche exerce um papel marcante nesse processo, "pois ele torna-se um estimulador e facilitador nessa longa caminhada". Segundo os especialistas, o primeiro passo é eliminar a comparação de desempenho. Você deve evitar os estereótipos e nunca tomar a homogeneidade como parâmetro. Afinal, não existe uma pessoa igual a outra. "De nada adianta a escola preparar projetos especiaispara trabalhar a identidade se em sala de aula não é respeitado o ritmo de cada um e, pior, se quem leva menos tempo na execução de uma atividade é elogiado", exemplifica Zilma.
A autonomia é um elemento essencial para se construir um cidadão com interação social, flexibilidade e criatividade. É a partir dela que a criança se torna um indivíduo questionador, que analisa as situações e adquireliberdade de expressão e responsabilidade. Na escola o desenvolvimento dessa autonomia é possível pois é onde encontramos os recursos – humano, físico e social – necessários para a construção do cidadão com autonomia e responsabilidade diante da sociedade.





ETAPA 3

Método de ensino aprendizagem
Usaremos métodos ativos do construtivismo operacional e cognitivo. Através de métodossocializados de ensino, que são métodos que valorizam a interação social, fazendo a aprendizagem efetivar-se em grupo.

Centros de interesse
Escolhemos o método de ensino por centros de interesse de Decroly, que foi um dos precursores dos métodos ativos, fundamentados na possibilidade de o aluno conduzir o próprio aprendizado e, assim, aprender a aprender. Alguns de seus pensamentos estão bem vivosnas salas de aula e coincidem com propostas pedagógicas difundidas atualmente. É o caso da ideia de globalização de conhecimentos - que inclui o chamado método global de alfabetização - e dos centros de interesse.
Os métodos e as atividades propostos pelo educador têm por objetivo, fundamentalmente, desenvolver três atributos: a observação, a associação e a expressão. A observação é compreendidacomo uma atitude constante no processo educativo. A associação permite que o conhecimento adquirido pela observação seja entendido em termos de tempo e de espaço. E a expressão faz com que a criança externe e compartilhe o que aprendeu.

Procedimentos de ensino-aprendizagem.
Dinâmica da caixa;

Em “rodinha” iniciar me maneira descontraída e atrativa uma dinâmica – O Professor apresenta umacaixa, com tampa, decorada da maneira que achar mais atraente a seus alunos e dentro de suas possibilidades – Podendo ser caixa de sapatos, de madeira, de vime, de qualquer outro artigo que tenha consumido, ou até mesmo um pequeno baú.
O professor apresenta a caixa dizendo que dentro dela tem o que existe de mais precioso, de mais importante, um verdadeiro tesouro.
Propõe, então, uma brincadeira...
tracking img