Ensaio sobre nova escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Para analisarmos a educação brasileira temos que iniciar com seus propósitos. Acreditamos que a maior parte dos problemas que nossa sociedade enfrenta são causados pela ausência ou inadequação da educação recebida pelas pessoas e pela falta de percepção do quanto a escola é importante para o restante de sua vida. Uma significativa parcela das situações mais aborrecedoras do dia-a-dia poderia serevitada se, simplesmente, as pessoas possuíssem um elevado grau de conhecimento sobre seu próprio idioma. Devemos saber como nos expressar, interpretar textos falados e escritos de modo correto e termos noções que nos permitam saber se estamos ou não sendo enganados em alguma situação.
As crianças matriculadas hoje no ensino fundamental não gostam de estarem lá, preferiam estar em casa ou na rua.Essa é a cultura que temos no Brasil, que ir a escola é ruim. A maioria apenas se conforma com a situação, ou se sente insatisfeita, ou, pior ainda, sente vergonha ou medo do ambiente escolar. As crianças deveriam ter a escola como referência para suas vidas. Deveria ser um local de prazer, alegria, satisfação, paz, tranqüilidade e acima de tudo um local que vai contribuir com a formação docaráter e da índole da pessoa. Porém, temos caminhado em outra direção. Segurança, alimentação, número de funcionários, infraestrutura, material escolar e inexistência de suporte psicopedagógico são questões que entristecem e desanimam qualquer cidadão que precise matricular seu filho seja em escola pública, seja em escola privada.
Para ser vista como um local adequado e apropriado a se passar mais de¼ do seu dia, antes de mais nada, é preciso que a escola tenha a aparência de um bom local. Algumas escolas parecem abandonadas mas estão funcionando a pleno vapor. Não é preciso luxo, mas é preciso um mínimo de conforto e comodidade. Vidros depredados, infiltrações, mofo, iluminação inadequada, carteiras quebradas e lousas danificadas são comuns.
Falando em segurança a situação se agrava aindamais. Qual a prevenção que as escolas fazem para que não sejam comercializadas as drogas ilícitas no entorno das escolas? Qual a orientação dentro da sala? Qual o controle de acesso empregado na portaria? Não estamos falando em colocar arame farpado nos muros, pois escola não é isso, mas ter sim uma equipe preparada e orientada a prover segurança aos alunos, professores, funcionários e até os paisque levam e buscam seus filhos.
Quanto à parte mais importante de todas, a educação em si, haverá um respeito enorme para com a multidisciplinaridade, inclusive no que abrange os mundos da arte, do esporte, da tecnologia e do pensamento crítico. As escolas brasileiras são limitadíssimas. Coloca-se na cabeça da maioria que a melhor escola é a que possui maior aprovação em determinadas provas devestibular, o que não é exatamente uma verdade quando falamos numa escola de qualidade.
Para o nosso desprazer, a maciça maioria das escolas preocupa-se quase que exclusivamente com os famosos vestibulares. Alegam, é claro, que isso não interfere na formação humanista, o que é, infelizmente, um equívoco, pois interfere muito. Como cultivar a crítica e os debates em sala de aula, se o foco dainstituição é aprovar o maior número de alunos possíveis, a fim de poder aumentar ainda mais a procura por vagas em sua própria instituição no ano seguinte e, assim, elevar seus ganhos? Um aluno que debate muito em sala de aula não é exatamente bom, caso deseje focar apenas em vestibulares. Esse tipo de ensino se recusa a admitir isso, mas preferem alunos que ouvem, leem e aceitam logo a informação comosendo a correta, sem reflexões, críticas ou opiniões.
São raras, mas há escolas que têm como foco o desenvolvimento pessoal do aluno. Esse tipo de instituição valoriza as reflexões e os debates sobre os mais variados temas. Na maior parte dos casos, há o desenvolvimento dos lados artístico e esportivo dos alunos, através da prática de diversas modalidades esportivas e participação em aulas...
tracking img