Sistema circulatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (944 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso Técnico em Radiologia
 

 
ANGIOGRAFIA E PROCEDIMENTOS INTERVENCIONISTAS
 

VEIAS ABDOMINAIS
O retorno venoso das estruturas abaixo dodiafragma (tronco e membros inferiores até oátriodireito do coração é feito pela veia cava inferior.Existem várias tributárias da veia cava inferior quesão importantes radiograficamente.Essas veias incluem as veias ilíacas comunsdireita eesquerda, as veias ilíacas externas einternas, as veias renais (Fig. 21.25) e o sistemaporta (Fig. 21.26). As ilíacas drenam a áreapélvica e os membros inferiores, e as veias renaistrazem o sangue dosrins.As veias mesentéricas superior e inferior fazem oretorno venoso dos intestinos delgado e grossoatravés da veia porta, das veias hepáticas, até aveia cava inferior. Isso é visto melhor na Fig.21.26, napágina seguinte.
SISTEMA PORTA
O sistema porta inclui todas as veias que drenamsangue do trato digestivoabdominal e do baço, pâncreas e vesícula biliar.Desses órgãos, essesangue converge para ofígado através da veiaporta. Durante a suapermanência no fígado, esse sangue é "filtrado" eretoma para a veia cavainferior através das veias hepáticas. Existemvárias tributárias importantes das veiashepáticas(Fig. 21.26). A veia esplênica é uma grande veiacom suas próprias tributárias, que trazem osangue do baço.A veia mesentérica inferior, que faz o retornovenoso do reto e de partes do intestinogrosso,usualmente se abre na veia esplênica, mas, emcerca de 10% dos casos, ela termina no ângulo deunião das veias esplênica e mesentérica superior.A veia mesentérica superior traz o sanguedointestino delgado e de partes do intestino grosso.Ela se une com a veia esplênica para formar aveia porta.
Sistema Circulatório PeriféricoARTÉRIAS DOS MEMBROS SUPERIORES
Geralmente considera-se que acirculação arterialdos membros superiores é iniciada na artériasubclávia. A origem da artéria subclávia difere nolado direito em comparação com o esquerdo.À direita, a subclávia origina-se da...
tracking img