Ecopedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto




CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ..GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS...

1°Ciclo – Módulo 1

Relatório nº 01/2014-2



RELATÓRIO: Ecopedagogia


Orientador:Wander Moreira da Costa

NOME DO ALUNO:


MURTA, Patrícia de Oliveira










Belo Horizonte / MG
2ºsemestre / 2014

Tema: Sustentabilidade como disciplina curricular no EnsinoFundamental


1 DESCRIÇÃO DO PROBLEMA
O conceito de sustentabilidade tem sua origem relacionada ao termo “desenvolvimento sustentável”, explicando que as necessidades das gerações de hoje nãopoderão comprometer as das gerações futuras.
A sustentabilidade tem sido utilizada, cada vez mais, e não se restringe mais somente a conferências internacionais, está incorporada nos Governos, em empresasde consultorias, indústrias, agências multilaterais, universidades e de forma gradual e com boas argumentações e propostas que estão traduzindo a preocupação com a desflorestação.
Mahatma Gandhi, há50 a nos na índia, dizia que a terra era suficiente para todos, mas não para a voracidade dos consumistas.
Hoje nós temos 42% das florestas tropicais do planeta destruídas, 28% de lagos e rios jásecaram. Problemas com a estiagem, aumento da temperatura ocasionando a intensificação na evaporação, fazendo com que haja uma diminuição gradual dos lagos e rios, fatores que levam o conceito desustentabilidade e as ações que traduzem a ser o principal desafio para o desenvolvimento social.
Apesar da possível insciência e por mais que pareça absurdo, ter atitudes individuais sustentáveis podemesmo ajudar a resguardar a vida em nosso planeta e provocar um recuo na fúria poluidora que vivemos hoje.
Serão várias as ações conservacionistas que farão este planeta não se deteriorar, acabando comsuas matas, lagos e rios partes essenciais para a vida humana.
A inclusão dessa temática como “Disciplina Curricular” é de suma importância, para fazer das gerações futuras cidadãos conscientes,...