Ecopedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Ecopedagogia surge com a proposta de educação, que se torna urgente em todas as áreas, integrada ao ecológico e ao social, construindo uma cultura voltada para o cuidadocom o meio.

A preocupação com o ambiente surgiu em decorrência da crescente deterioração da natureza e do seu uso imprudente e sem medidas.

Porém, MEIO, também, envolve aforma como o indivíduo e a sociedade estabelecem, através dos valores e das relações, seu ambiente.

O ambiente social está claramente sob vários riscos.

Sua dinâmica,com o avanço científico e tecnológico, acelerou os fatos que afetam os vários meios. O processo de degradação do ambiente é proporcional ao crescimento quantitativo equalitativo da humanidade.

Já a modificação do meio veio ao encontro da adequação ás necessidades do ser humano - de uma parcela da população, chegando num ponto em que as agressõesse espalharam na natureza, em todas as suas espécies e formas.

É recente a compreensão da sociedade sobre a direta relação de proteção ao meio com a própria sobrevivência,surgindo daí o termo desenvolvimento sustentável, que não se refere somente ao crescimento econômico, mas a todo e qualquer crescimento cujo processo seja sadio.

Está sequestionando (criticamente e a tempo?) as relações capitalista, consumista, descartável, presentes nas comunidades, que atingem o meio como um todo, não somente o natural.A ecopedagogia propõe uma educação que inaugure um novo paradigma de crescimento e progresso, cujo conhecimento, alicerçado no respeito, no cuidado, na preservação eprevenção, observe a realidade na sua complexidade, provoque ação ético-política de enfrentamento às problemáticas socioambientais que destroem o bem viver, e reorganize o meio.
tracking img