Ecopedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIP














CLAUDIA DE ARAÚJO NICODEMOS GONÇALVES









O QUE É ECOPEDAGOGIA?













São Paulo
2012

CLAUDIA DE ARAÚJO NICODEMOS GONÇALVES – T508DB-0











O QUE É ECOPEDAGOGIA?









Trabalho de adaptação, apresentado ao Curso de Graduação emPedagogia, para obtenção de 50 horas em Atividades Práticas Supervisionadas do 1º semestre deste ano letivo.












ORIENTADORA: Professora: GLÁUCIA PIACENTINI AGRESTE


São Paulo
2012

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 3

1 – O QUE É ECOPEDAGOGIA ? 4

2 – O MEIO AMBIENTE 7
2.1 – CONFERÊNCIA DE ESTOCOLMO 7
2.2 – AÇÕES QUE FAVORECEM A PRESRVAÇÃO DO MEIOAMBIENTE.....................8

3 – A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SUSTENTABILIDADE.......10

4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
INTRODUÇÃO



Vivemos uma era de exterminismo. Pela primeira vez na história da humanidade, não por efeito de armas nucleares, mas pelo descontrole da produção industrial, podemos destruir toda a vida do planeta. Passamos do modo de produçãopara o modo de destruição. “A possibilidade da autodestruição nunca mais desaparecerá da história da humanidade. Daqui para a frente todas as gerações serão confrontadas com a tarefa de resolver este problema” (SchmiedKowarzik, 1999: 6). Só esperamos que as providências sejam tomadas a tempo para que não cheguemos tarde demais. Por isso precisamos ecologizar a economia, a pedagogia, a educação, acultura, a ciência, etc.


Neste novo século, busca-se uma nova concepção de educação, mais voltada à sustentabilidade. A Ecopedagogia, também conhecida como Pedagogia da Terra, é uma dessas novas educações onde valores humanos fundamentais como amizade, respeito, aproximação entre o simples e o complexo, atenção, leveza, carinho, desejo e amor são tratados. Num mundo globalizado, ondese busca novas construções paradigmáticas, a Ecopedagogia surge num contexo de educação voltada à humanidade, para uma sociedade sustentável, onde os seres humanos possam interagir com a natureza desde o princípio de sua educação, aprendendo a respeitá-la. Além disso, a Ecopedagogia trata da forma de aprender a partir de uma visão de mundo.1 – O QUE É ECOPEDAGOGIA?





A Ecopedagogia surgiu através da Carta da Terra, elaborada na conferência da ONU em 1992, no Rio de Janeiro, por inúmeras ONGs, entre elas a Fundação Paulo Freire, que é quem bordou o assunto pela primeira vez. Moacir Gadotti, em seu livro Pedagogia da Terra, afirma que a “Carta da Terra foi concebida como um código de ética global por umdesenvolvimento sustentável, apontando para uma mudança em nossas atitudes, valores e estilos de vida”. E a fórmula perfeita para se chegar lá, com certeza é a educação.


A Ecopedagogia não pode ser vista somente como uma disciplina ou um componente curricular. Em âmbito escolar, deve acontecer de forma interdisciplinar e transversal. Através de temáticas significativas, de uma maneira muito maisampla, deve estar também nas mais diversas esferas, como associações de bairros, grupos comunitários, ONGs etc. Paulo Freire afirma que “a Ecopedagogia pretende desenvolver um novo olhar sobre a educação, um olhar global, uma nova maneira de ser e estar no mundo”.


A Ecopedagogia busca despertar nos cidadãos a consciência planetária de que todos integram um mesmo ambiente, necessitamdele, e que para conviverem de forma responsável e sustentável, devem se reeducar. Por isso, começando com as crianças, encurtamos o caminho. Daí a urgência da sua aplicabilidade nas escolas.


Desse modo, Gadotti não opõe ecopedagogia à educação ambiental, mas amplia o seu campo de reflexão e de ação. Ele explica que a ecopedagogia está mais para uma educação sustentável, para uma...
tracking img