Ecopedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Ecopedagogia pode ser considerada uma ciência nova, um conceito ainda em construção, que chega trazendo ao professor, uma proposta para o trabalho interdisciplinar, no qual ametodologia de ensino, estará voltada para a preocupação da preservação do ambiente terrestre e dos recursos naturais. O objetivo é fazer com que os educandos reflitam sobre a relação do homemcom o meio em que vive, e de como a interferência humana na natureza pode modificar a forma de vida no planeta, gerando consequências, que em sua maior parte, são irreversíveis.
Oeducador, como mediador do conhecimento, deve criar um espaço dentro da escola, para esta nova forma de construção do saber, ele deve ser o agente que vai estabelecer esta busca, diantede teorias , que façam parte da realidade de seus alunos. A ecopedagogia é parte desta proposta, podendo ser entendida como um movimento social e político, para construção da cidadania,e a melhora na qualidade de vida das pessoas, na melhor ultilização dos recursos naturais, conservando e respeitando tudo aquilo que a natureza nos oferece, e que são fatoresfundamentais para nossa sobrevivência. Seguindo estes critérios, é importante também que o professor trabalhe com temas transversais, que tratem das diversidades, da pluralidade cultural e dasaúde, de um forma geral, para que toda esta análise se estenda, podendo ser melhor compreendida, onde os alunos irão buscar soluções, que sejam de um bem comum à todos.
Através destasrelações cotidianas, deve ser criada uma visão, que estimule o educando a pensar de forma crítica, e agir de forma correta, contribuindo para a formação de uma sociedade sustentável, esocialmente justa, onde todos se sintam parte deste contexto, interagindo com todo este processo de conservação do meio ambiente, da sustentabilidade, e da preservação do nosso planeta.
tracking img