Postura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
brasíliamédica

bsbm

A RTIGO O RIGINAL

MÉTODO

SIMPLI.ICADO DE EXAME POSTURAL

DARIO PALHARES, 1 JOSÉ ANTÔNIO RODRIGUES,2 LUCIANO MAGNO RODRIGUES2

RESUMO

D

OBJETIVO esenvolver um método de exame clínico para detecção de desvios posturais em situações dinâmicas e verificar sua reprodutibilidade. MATERIAL E MÉTODOS Com base em revisão da literatura (Medline e Lilacs), foidesenvolvido um modelo simplificado para explicar a postura humana ereta. O corpo seria análogo a uma pilha de objetos: se alguns desses se deslocam, outros terão que se deslocar em sentido oposto para manter o centro de gravidade em sua posição original. Três observadores aplicaram esse modelo, independentemente um do outro, em 45 adultos jovens, durante a prática de exercícios físicos, para teste daprecisão do modelo simplificado.

RESULTADOS Para realizar um exame postural, o examinador desenhou um quadriculado imaginário e o confrontou com o examinando, procurando por desnível na linha dos olhos, ombros, quadris, joelhos e tornozelos. O índice kappa, calculado entre dois observadores de cada vez, mostrou valores de 0,51 (intervalo de confiança de 95%: 0,22-0,71), de 0,58 (0,29-0,77) e de0,63 (0,42-0,86). CONCLUSÃO Como método proposto, é possível fazer análise postural com ênfase na postura como um todo, mesmo que o examinando esteja em movimento. PALAVRAS-CHAVE Postura; postura humana; desvios posturais; reprodutibilidade.

Médico, Residente em Pediatria, Universidade .ederal de Minas Gerais. Endereço para correspondência: SQS 313, bloco A, apartamento 406, CEP 70382-010,Brasília, D.. Endereço eletrônico: dariompm@bol.com.br 2 .isioterapeuta, Professor de Bioginástica, Clube dos Previdenciários de Brasília.
1

Brasília Med 2001; 38(1/4):27-32 27

bsbm

brasíli a médi c a DARIO PALHARES E COLS.

INTRODUÇÃO Desvios posturais são importante causa de morbidade na população. No entanto, a definição do que seja desvio postural não está bem estabelecida. Se, porum lado, é consenso explícito que a postura bípede ainda se encontra em evolução1 e, portanto, não há uma postura-padrão, por outro, há noção implícita de que assimetrias em relação ao eixo do corpo são o pontochave de desvios posturais.2,3 Em diversos modelos biomecânicos da postura, a assimetria aparece associada a forças prejudiciais ao conjunto locomotor. A postura humana é bastante móvel,varia a cada instante e é resultado de fatores psicológicos, socioculturais e biológicos. Essa mobilidade, enquanto preservada, talvez seja o indicador mais característico da postura saudável. No momento do exame de um desvio postural, o importante não é se a pessoa está assintomática, mas se, ao longo de suas atividades, ela consegue adotar várias posturas. Tanto que, em treinamentos ióguins oumilitares, em que teoricamente se adota uma postura que alinha os segmentos corporais em relação ao eixo de gravidade, descreve-se comumente certo grau de fadiga e desconforto.4 Paradoxalmente, apesar de admitir-se que é grande a mobilidade postural, um método de análise clínica muito comum é o uso do tabuleiro quadriculado. Neste, exigese que o examinando permaneça em pé, imóvel, com os pésaproximados.4,5 Esse método não parece suficientemente adequado, porque não leva em conta a mobilidade postural. É tido como complexo e exige certo refinamento técnico

para sua execução.6 Sobretudo nos trabalhos que o utilizaram, mostram, nos grupos-controle prevalência de 95% de desvios posturais.7 Dessa forma, neste estudo, procurou-se desenvolver um teste diagnóstico de desvios posturais, que possaser também aplicado em situações dinâmicas e testar sua reprodutibilidade. MATERIAL E MÉTODOS Inicialmente, realizou-se uma revisão de literatura sobre a fisiologia postural, com o intuito de elaborar um método que aplicasse conhecimentos básicos à prática clínica. Foram tomados por base os modelos biomecânicos de Kingma e colaboradores, 8 de Bouisset & Zatara 9 e de Ramey & Yang. 10 Nestes, a...
tracking img