Artigo sociologia rural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRICO DA ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTORES FAMILIARES DE LEITE DO SUDOESTE DO PARANÁ- CLAF

Resumo - Esta pesquisa objetivou a análise histórica da Cooperativa de Leite da Agricultura Familiar – CLAF, fundada em 1998 na região sudoeste do Paraná e as relações socioeconômicas com os agricultores familiares associados. As CLAFs surgiram como opção para viabilizar a permanência dos agricultoresfamiliares no meio rural através de práticas que procuram orientar aos associados para um desenvolvimento sustentável de suas propriedades, interferindo diretamente na reorganização do sistema produtivo, além da conscientização e o aumento da participação em discussões, para a busca de soluções coletivas para o problema enfrentado pela cooperativa. A metodologia utilizada à busca de um referencialteórico, sobre o histórico e a participação do associativismo voltado para a agricultura familiar e correlacionando com o papel da CLAF na construção de um desenvolvimento sustentável e do histórico da região.

Palavras-chave.:.

Key-words:

INTRODUÇÃO

O setor leiteiro no Brasil na década de 90 remete a outro momento de grande modernização agrícola denominada revolução verde, ocorrida emmeados de 1950, o qual foi um mecanismo determinante para a inserção da agricultura no sistema capitalista (Duarte, 2001), com o objetivo de modernizar o sistema agrícola, induzindo a agricultura brasileira, a adequar-se as exigências e dinâmicas do mercado, tanto para produtos agrícolas quanto, para a aquisição de insumos indústrias. Contudo essa tecnologia para elevar a produção era de alto custo,sendo assim acessível para uma pequena parcela das propriedades rurais na época, e grande parte dos agricultores não obtiveram subsídios, para adequar-se ao novo sistema.
O panorama do leite brasileiro até a década de 90 diferenciou-se das demais cadeias que produtivas do meio agrícola que tiveram interferência da modernização agrícola, sendo sustentado por características próprias de produção,políticas publicas e mercado, obtendo maior representatividade de agricultores familiares em algumas regiões do país e permanecendo em volto a uma política de preços por ser um produto e grande valor nutritivo e ser identificado como um produto da cesta básica, segundo alguns autores (Vilela, 1999; Alves e Fernandes Filho, 1998). Além da alta perecibilidade do leite, tornando o produto impropiciopara o comércio a longas distâncias do local de produção, portanto, considerado assim um produto local ou regional de elevado custo de produção e de pouco valor agregado.
Apartir da década de 90, o cenário da pecuária leiteira, começa a passar por uma modernização, que resultaram em mudanças no padrão do consumidor com um aumento do consumo de leite, e na estrutura e na situação das pequenaspropriedades familiares de produtores de leite e por fatores industriais com a implantação de novas indústrias lactas, maior consumo do leite longa vida, e a abertura de mercados. (Alves e Fernandes Filho, 1998).
Em conjunto com o processo de modernização da pecuária leiteira, começaram a aparecer às organizações dos agricultores familiares fomentando o debate sobre um projeto de desenvolvimentosustentável, estas discussões ressaltam a importância de reorganizar as propriedades embasadas no modelo de relação sustentável para as propriedades em que a agricultura familiar, na busca de uma relação econômica estável.
Contudo as questões de adequação as técnicas nas propriedades são limitadas pelo conhecimento do agricultor, principalmente no que se refere ao manejo do solo, de fertilização equalidade do produto final, e o conhecimento de políticas publicas de investimentos do governo que facilitem sua modernização.
Neste contexto surgem associações e cooperativas que visão resolver os problemas técnicos dos agricultores familiares, decorridos com a “modernização” da pecuária leiteira após a década de 1990, com o objetivo de proporcionar aos agricultores um desenvolvimento...
tracking img