Sociologia rural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia rural
Esta é a segunda parte do artigo sobre a Sociologia agrícola e rural

2 Sociologia RURAL

2.1. Perspectivas teóricas. De acordo com o esquema proposto por Fernando de Azevedo, pelo qual a Sociologia Especial consiste no estudo de categorias específicas de fatos sociais, a "Sociologia Rural é uma das subdivisões da Sociologia Especial "que estuda o modo de vida rural e anatureza das diferenças rurais e urbanas" LAKATOS & MARCONI (1999:29-30), ou apenas "o estudo das sociedades rurais" (MENDRAS, 1958:316 apud JOLLIVET, 1998:2).
Sendo um ramo da Sociologia, usará, igualmente, os métodos que essa Ciência utiliza para concretizar as suas investigações. A tendência natural, no contexto desse trabalho seria ligar a Sociologia Agrícola com a Rural, como sendo a mesmacoisa, mas quando se pensa no Rural, certamente não se está pensando apenas na agricultura, que é o modo de cultivar a terra. Há muitas relações sociais que se desenvolvem no campo que não dizem respeito à agricultura, como por exemplo as lutas pela posse da terra, a grilagem, a reforma agrária, a industrialização do campo, "o bóia fria", entre outras. Todavia, desnecessário se faz dizer sobre ointer-relacionamento que as duas disciplinas possuem, não somente entre si, como também com as demais "ciências sociais que estudam o mundo ou o espaço rural, o que se justifica pelas trocas importantes que ela tem com as mesmas e, inversamente, as relações que as ciências sociais mantém com a disciplina" (JOLLIVET, 1998:1).
Ainda considerando que a Sociologia Rural é uma subdivisão daSociologia Geral, forçoso então nos é admitir que, antes de ser Rural ou Especial, essa disciplina é também Sociologia Geral, e dela herda igualmente as origens históricas e as perspectivas teóricas traçadas pelas diversas escolas e pensadores sociológicos, bem como a mesma interdisciplinaridade com as demais ciências sociais, que estudam as particularidades dos fatos sociais. Esse é um dos aspectospouco considerados pelos estudiosos, mas que Jean Stoetzel (1951-1952) e Henri Mendras (1963-1964), seus precursores, fazem questão de destacar logo ao início dos cursos que ministraram no Instituto de Estudos Políticos de Paris. Assim se posiciona Mendras, por exemplo, em 1958:
"O ‘meio’ rural é um campo de investigação para todas as ciências sociais e seu estudo não poderia constituir umadisciplina autônoma. Os geógrafos que analisam as relações entre o homem e o meio natural e a distribuição espacial dos fenômenos humanos começaram naturalmente a se debruçar sobre o campo. A economia rural é um ramo (um dos mais antigos) da economia política. Ligando-se a um passado em que a agricultura era a atividade exercida pela maioria dos homens, a história social dá um grande destaque à descriçãoda vida camponesa. Os etnólogos estudam as estruturas ditas ‘arcaicas’ nas quais a busca ou a produção de alimentos ocupam todos os homens. Enfim, citadinos e rurais interessam igualmente ao psicólogo, ao demógrafo, etc. Enquanto homens iguais aos outros, os rurais também dizem respeito a cada ciência social. Entretanto, eles vivem em um meio particular que requer uma certa especialização dopesquisador e, às vezes, uma problemática diferente. Como o etnógrafo, o sociólogo rural deve, portanto, conhecer os métodos e as técnicas de todas as outras ciências sociais, a não ser que conte com a colaboração de uma equipe de diversos especialistas." (MENDRAS apud JOLLIVET, 1998).
Uma das pretensões do ruralista é, por conseguinte, promover a integração das análises feitas pelo rural,produzindo um único conhecimento que, aliás, é a matriz que direciona o epistemológico. O conhecimento é uno, global. As divisões têm implicações meramente didáticas, mas nenhum fenômeno social pode ser perfeitamente compreendido se dissociado do contexto geral em que se encontra e do qual recebe influência, tanto interna quanto externamente. Nesse sentido, a Sociologia Rural que deveria ser uma das...
tracking img