Postura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Postura é o conjunto em posição das articulações de um corpo em um determinado momento atuando para fornecer o equilíbrio no espaço, uma entidade formada em conjunto com o sistema nervoso e osmúsculos. Embora muitas pessoas achem que postura seria só o conjunto ditado pela coluna vertebral, esta também é parte primordial e essencial da postura porque irá determinar sob diversas influências adireção dos membros superiores e inferiores. A postura bípede do homem é extremamente eficaz e constitui o mecanismo antigravitacional mais econômico porque é gasto pouca energia para nos mantermos em pé,usando um pouco de cada músculo e criando nossa própria postura.
Postura incorreta
Existem diversas doenças causadas pela postura incorreta.
Hiper lordose: Desvio acentuado da curvatura convexa dacoluna lombar e cervical.
Escoliose: Desvio lateral da coluna lombar, cifótica e cervical. Pode estar mais acentuada na lombar do que na coluna cifótica, isso dependerá do diagnóstico traçado pormeio do ângulo de Coby em uma radiografia evidenciando assim, um acentuado na curva conxexa à esquerda ou à direita da lombar ou da cifótica. A escoliose pode apresentar-se idiopática (sem causa)estruturada (não se desfaz quando há movimento) ou não estruturada (se desfaz com o movimento). O que pode acompanhar a escoliose são as gibosidades.
As gibosidades são padrões rotacionais das vértebras queacontecem no nível torácico e podem estar mais evidentes à esquerda ou à direita. O teste de flexão inclinada para frente de Netter pode confirmar o diagnóstico de escoliose estruturada ou nãoestruturada e a presença de gibosidade.
Hipercifose: Desvio acentuado da curvatura côncava da coluna na região torácica (corcunda)ou sacral.
Doença de Basstrup: Ocorre um arqueamento em hiperextensão dasvértebras coluna lombar. Por meio de RX ou RNM, percebe-se um impacto dos processos espinhosos. Essa doença é muito comum ser encontrada em bailarinos idosos.
Variações anatômicas: Podem ser...
tracking img