Economia regional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE DE ECONOMIA REGIONAL


1) w² = ap, ou w = √ap . É a fórmula do “salário natural” de Von Thünen. Gostaria que você me dissesse duas coisas: 1° quais as considerações de Schumpeter e Harvey sobre ela; 2° qual a sua opinião a respeito.

Em 1850 se tornaram públicos os princípios morais e econômicos que determinavam o salário natural e portanto o salário justo do trabalhador naconcepção de Von Thünen.


Considerações de Schumpeter.

Thünen, nunca foi devidamente valorizado. Pois, embora continua-se a ser mencionada, a teoria da distribuição pela produtividade marginal foi redescoberta, independentemente, mais tarde, e sua mensagem somente foi inteiramente compreendida numa época em que tudo o que surpreenderia os leitores seriam suas falhas.
Acontribuição de Thünen pode ser resumida da maneira seguinte:
1) ele foi o primeiro a usar o cálculo como uma forma de raciocínio econômico;
2) chegou às suas generalizações, ou a algumas delas, partindo de dados numéricos, gastando dez trabalhosos anos (1810-20) para desenvolver, em pormenores, um esquema integrado de contabilidade para sua fazenda, a fim de deixar queos próprios fatos sugerissem as respostas aos problemas. Esta obra única, efetuada com o espírito de teorista, torna-o um dos padroeiros da Econometria. Ninguém, antes ou depois, jamais entendeu tão profundamente a verdadeira relação entre "teoria" e "fato”;
3) não obstante, este homem, de mentalidade tão voltada aos fatos, sabia, ao mesmo tempo, como construirengenhosos e férteis esquemas hipotéticos. Sua obra mestra nesta arte é a concepção de uma região isolada, de forma circular e de fertilidade uniforme, livre de todos os obstáculos ou facilidades especiais de transporte, com uma "cidade" (a única fonte de procura pelos produtos agrícolas) no centro. Dados as técnicas, o custo de transporte e os preços relativos dos produtos e dos fatores,ele deduziu as localizações ótimas (que, sob tais hipóteses, deveriam ser zonas anelares) para os vários tipos de atividades agrárias - incluídas a produção de leite, a exploração madeireira e a caça. Resulta como subproduto, uma teoria do aluguel da terra, em alguns pontos superior à de Ricardo. Embora muitas pessoas objetassem a tal abstração ousada, isto foi a parte de sua obra maiscompreendida e reconhecida em sua época. Para nós, é importante perceber-lhe a originalidade brilhante. Ricardo ou Marx (ou quem quer que, estando entre os teoristas do período, ocupe o lugar de honra na lista do leitor) trabalharam os problemas que lhes foram apresentados, por meio de instrumentos anteriormente forjados. Somente Thünen, trabalhou a argila amorfa dos fatos e das observações. Ele nãoreconstruiu. Construiu - e a literatura econômica de seu tempo e do antecedente poderia muito bem não ter existido, no que se refere à sua obra.


Considerações de Harvey

A obra publicada por Von Thünen combina um "constructo ideal" – o Estado isolado - com observações empíricas rigorosas, produzindo um relato fascinante sobre o ordenamento espacial da produção agrícola.Desde então, esse texto foi canonizado no folclore da geografia, da economia e do conhecimento regional, sendo considerada uma das primeiras tentativas sistemáticas de formular uma teoria coerente sobre localização e sobre organização social do espaço.
Posteriormente, Von Thünen revelou que, já em 1826, ele abandonara as "concepções herdadas, aquelas das classes proprietárias", adquirindouma visão inteiramente nova. Ele não teve coragem de publicar essas novas concepções, afirmou, pelo medo de ser rotulado de "fanático ou mesmo revolucionário" (DEMPSEY,1960). No entanto, depois disso, Von
Thünen concentrou sua atenção nos princípios morais e econômicos que determinavam o salário natural e, portanto, o salário justo do trabalhador.
Como Hegel, Von Thünen rejeita a...
tracking img