Economia regional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia Regional

1. O que dá unidade ao espaço é a contiguidade dos elementos que a compõem.

2. A definição de região-plano dá prioridade a critérios de homogeneidade.

3. Um dos pressupostos do modelo de crescimento de Solow é que os factores trabalho e capital são substituíveis e perfeitamente divisíveis.

4. Quando estudamos as medidas de convergência, podemos dizer que estamosperante convergência ( (beta) quando as economias mais pobres tendem a crescer à mesma velocidade das economias mais ricas.




|1 |F |
|2 |F |
|3 |V |
|4 |F |







GRUPO II



1. Explique a importância das preferências delocalização dos agentes económicos no modelo de crescimento de Richardson.

Proposta de Resposta

Este modelo, ao contrário do modelo neoclássico e do modelo de causalidade circular e cumulativa, considera de forma explícita a dimensão espacial do processo de crescimento, quer a nível inter-regional, quer a nível intra-regional. Procura sintetizar os contributos das abordagens macroeconómicastradicionais com os da análise económica espacial.

Neste modelo, as preferências de localização dizem respeito a factores não económicos que podem influências as escolhas de localização dos agentes económicos. Sendo assim, a taxa de crescimento da população, e da oferta de trabalho, bem como a taxa de crescimento de capital, não são explicadas unicamente por critérios estritamente económicos,como as diferenças nas taxas de remuneração do trabalho e do capital. Existem factores não económicos, como distância aos centros urbanos ou redes de transportes.

As preferências de localização são importantes para perceber o processo de crescimento do espaço e para explicar, em alguns casos a pouca mobilidade dos factores de produção e a lentidão de reacção da estrutura espacial da economia aalterações nas condições de oferta e procura de bens e serviços.






2. Explique, de forma sucinta, as principais diferenças e semelhanças entre “distrito industrial” e “região inteligente”.



Proposta de Resposta

Num distrito industrial temos uma grande concentração de pequenas e médias empresas com um elevado grau de especialização em determinadas actividades industriais. Osdistritos industriais são ainda caracterizados por um processo de divisão do trabalho à escala local, pelo estabelecimento de redes de interdependência industrial e pelo desenvolvimento de um vasto conjunto de serviços de apoio à produção. A estes distritos industriais está inerente também um longo processo histórico de desenvolvimento, aquisição de conhecimentos e técnicas, bem como a consolidaçãodas mesmas, de tal forma que se formou uma cultura e uma identidade local apoiada nas actividades das empresas.

Uma região inteligente é um território que, devido às suas características, é capaz de funcionar como colector e repositório de conhecimentos e ideias, e de proporcionar o ambiente e infra-estruturas facilitadoras dos fluxos de conhecimento, ideias e práticas de aprendizagem. Asregiões inteligentes constituem territórios especialmente vocacionados e direccionados para reproduzir um conjunto de condições favoráveis à recriação de uma cultura de relação e de uma dinâmica colectiva de aprendizagem, tendo por referêncial estratégico a produção de conhecimentos e inovação.

Resumidamente, podemos dizer que estes dois conceitos têm em comum a forte cooperação e intensidade derelações entre os agentes intervenientes, com o objectivo de dinamizar a região e levar ao seu desenvolvimento económico, apostando fortemente na inovação.



Como diferenças, temos os distritos industriais mais centrados nas relações entre fornecedores e clientes, e as regiões inteligentes a apostarem na relação das empresas com os centros de produção de conhecimentos (nomeadamente com centros...
tracking img