Gerencimento de sistemas de recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conte brevemente a historia da incorporação das férias na vida do trabalhador?


As férias partiram em longo processo histórico pela a luta dos trabalhadores do Brasil. O primeiro termo 1889, mais somente 1925 considerada por lei. Em 1943 com a ampliação reconstruída da consolidação das leis trabalhistas. Em 1988 a constituição federal vinculou novas obrigações ao empregador. As fériasforam prestigiadas pela consolidação das leis trabalhistas visando desenvolver para a melhoria para os funcionários. Com a necessidade para o bem-estar e recuperação do esforço físico e mental.




1. Quais os princípios que fundamentam as férias? Explique todos eles.

Os princípios que fundamentam as férias são:


• Anualidade – o período de férias decorre a ser direito doempregado após 12 (doze) meses de afinidade de contratual. Isto sem prejuízos.


• Continuidade – as férias podem de certo modo haver modificações de período mais dentro de todas as condições adequadas o funcionário terá o gozo de 30 dias consecutivos.

• Remunerabilidade – O empregado possui o direito de descanso remunerado, com o valor respondente ao salário fixo, e variado que ocolaborador possui em seu contrato de empregatício.


• Irrenunciabilidade – o empregado não pode renunciar as férias, pois por lei deve-se gozar.

• Proporcionalidade – as férias poderão ser reduzidas conforme as regras para as faltas injustificadas, assim serão proporcionais.




2. O que e período aquisitivo? De exemplo.

O período aquisitivo e envolvido entre aadmissão do ultimo vencimento das férias. Com isto e o tempo de trabalho de 12 meses de relação contratual.


3. O que determina o art. 130 da CLT, com relação a redução do período de gozo das férias.


No art.130 da CLT referente à determinada regra para organização melhor e para diminuição de faltas injustificadas. Sendo de total pode de o empregador reduzir o período de gozo de férias dofuncionário dentro dos padrões estabelecido pela CLT.
❑ Até 5 faltas – 30 dias
❑ De 6 à 14 faltas – 24 dias
❑ De 15 à 23 faltas – 18 dias
❑ De 24 à 32 faltas – 12 dias
❑ Acima de 33 faltas – Perda do direito


Com a justificativa de que se o funcionário trabalha menos não será necessário e justo obter a os 30 dias de gozo a férias. Sendo assim terá mesmo fériasconforme a base de faltas.

4. As férias podem ser prejudicadas por alguns fatores. Cite e explique dois.

Faltas não justiçadas.
As faltas injustificadas serão calculas dentro da tabela do art. 130 da CLT, e partir disto será descontada as faltas correspondes ao período de gozo a férias.


Acidente de trabalho.
No caso de acidente de trabalho após o 16’dia o contrato deempregatício será suspenso. O funcionário recebe o beneficio mais perde o direito a férias no ano aquisitivo.

5. Quais os fatores que concedem aos empregados benefícios junto às férias?

Os benefícios são: licença remunerada ate 30 dias; quando menos que dezoito anos goza as férias junto ao período escolar. Período anterior a prestação de serviço militar obrigatório contado, apresenta-seate 90 dias após a baixa.


6. O que é a férias coletivas? Como pode-se aplicar essas férias? Quais os critérios para sua concessão?


Férias Coletivas: são aquelas concedidas a todos os empregados de uma empresa ou de determinados estabelecimentos ou setores da empresa. As férias coletivas criadas para atender as necessidades do período de insuficiências no qual a empresa estapassando. Domínio de ordem política, econômica ou social. Podem ser gozadas em até dois períodos anuais, fixado no quadro de aviso da empresa. Desde que nenhum deles seja inferior a dez dias corridos. A empresa pode conceder férias coletivas aos seus empregados por meio do sindicato representativo dos empregados pelo acordo coletivo ou CCT.



7. Quais as conseqüências da prestação de serviços...
tracking img