Economia regional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O presente artigo se dispõe a identificar as principais contribuições de Albert Hirschman visando à teoria de Desenvolvimento Regional com ênfase nos fatores de aglomeração. Sob influência Schumpeteriana, alguns de seus argumentos sobre Desenvolvimento Regional estão presentes na obra “The Strategy of Economic Development”.
Sua linda de pensamento identifica-se com questões relativasà aglomeração.
Aqui serão abordados assuntos relacionados aos Pontos de Crescimento e Regiões atrasadas, onde por meio do mecanismo de indução, tenta explicar como o crescimento pode ser transmitido de uma região para outra, também investigar porque o processo econômico não ocorre ao mesmo tempo em toda parte e uma vez ocorrido, forças poderosas provocam uma concentração espacial do crescimentoeconômico em torno dos pontos onde o processo se inicia. No sentido gráfico, o crescimento é desequilibrado, existe uma tentativa de concentração dos centros desenvolvidos.
Efeitos de Fluência e Polarização nos levam a um Norte desenvolvido e a um Sul estagnado. Esses efeitos podem ser favoráveis se considerarmos as compras e investimentos no Sul, as regiões ricas (Norte) aumentam a demanda naregião pobre (Sul), absorção de mão de obra (migração), e desfavoráveis como fechamento de fábricas no Sul em função da concorrência das da região Norte, campos de manufaturas mais cara dada barreiras protecionistas e a migração seletiva.
A Distribuição Regional do investimento público onde explicaremos de que maneira a alocação regional dos investimentos públicos influencia as taxas de crescimentodas diversas regiões de um país e a sua derivação em: dispersão, concentração e tentativas de promoção.
Ao se comparar as Transmissões Inter-Regionais e Internacionais verifica-se a intervenção de forcas obstrutivas que operam ao lado das forças que contribuem para a integração nos campos políticos e econômicos. Os argumentos em favor do separatismo: efeitos de polarização, menor mobilidade demão de obra e políticas protecionistas. Os argumentos contra o separatismo estariam fundamentados na tese em que a integração econômica produz efeitos positivos maiores que a polarização, ausência de mecanismos de proteção e esforços para desenvolvimento de regiões atrasadas.
Por fim, as Medidas Institucionais Ótimas, que se apóia em incentivos fiscais, fundos de investimentos públicos em favor daregião menos desenvolvida e instituições e programas de desenvolvimento regional. Além de argumentar que o crescimento é mais facilmente transmitido entre nações do que regiões.

Conclusão

Hirschman acredita na idéia de que o crescimento econômico produz desigualdades entre regiões, onde a expansão de uma região provoca, simultaneamente, efeitos favoráveis e desfavoráveis ao crescimento deoutras regiões.
Os efeitos favoráveis chamam-se de fluência (trickling-down), aumentam as compras e investimentos nas regiões mais pobres, principalmente se as economias possuírem uma relação de complementaridade e absorverem parte do desemprego disfarçado aumentando a produtividade do trabalho e os níveis de consumo per capita dessas regiões. Enquanto os efeitos desfavoráveis denominados deregressivos (polarization effects) além de fazerem concorrência com as empresas das regiões atrasadas, retiram seus técnicos e administradores bem como seus empresários mais qualificados em direção a região desenvolvida.
Contudo, quando s forcas de mercado, expressas pelos efeitos regressivos e pelos efeitos de fluências, conduzirem a uma prevalência duradoura dos primeiros, caberá ao Estado implantaruma política econômica de investimento público para remediar tal situação.
Portanto em sua visão, o Estado deve atuar no sentido de neutralizar os efeitos regressivos, oriundos da região em expansão, através de planejamento dos gastos públicos.
Os investimentos públicos podem ser distribuídos de modo disperso por todo o território nacional, concentrado em regiões que apresentam crescimento...
tracking img