Economia regional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cidades menores apresentam mais benefícios ambientais do que as grandes?
Uma análise exploratória para o Estado de São Paulo

Capítulo 1: Economia Espacial e Regional

A economia espacial e a regional fornecem elementos substanciais para o entendimento dos processos de consolidação das atividades e da forma de ocupação nas regiões. A concentração do capital e a aglomeração das atividadeseconômicas, em poucas localizações geográficas distribuídas de forma heterogênea, são problemas centrais da Economia Espacial e Regional. Desta forma, podemos considerar que problemas de desenvolvimento, planejamento e meio ambiente são, também, problemas de localização.
Apesar de sua grande relevância para a atividade econômica a dimensão espacial foi, de fato, incorporada ao arcabouço econômicodepois de uma revolução promovida pela escola econômica alemã que defendeu a aplicação adaptada das leis econômicas à realidade dos países e regiões de forma a fornecer interpretações econômicas mais adequadas.
Membros da Escola Histórica Alemã como Wilhelm Roscher e A. Schäffle se dedicaram, na segunda metade do século XIX, à enumeração dos fatores locacionais peculiares a cada país, em cadaépoca, e que explicariam as vantagens comparativas de um país ou região para que ali se localizassem atividades produtivas (PONSARD, 1958 apud FERREIRA, 1988).
Os conceitos da economia espacial e economia regional foram solidificados, segundo FERREIRA, na década de 1950. Nessa época as idéias seminais de Von Thünen já haviam se difundido e ganhavam críticos e seguidores nas diversas escolas deeconomia.

1.1. Conceitos relevantes

1.2.1. Economia Espacial
A economia espacial se refere à análise das questões: “o que” está “onde” e “ por quê” (HOOVER, 1970 apud FERREIRA, 1988). A economia espacial avalia os tipos específicos de atividade econômica, sua localização em relação a outras atividades. Desta forma, os principais questionamentos feitos pela economia espacial sãorelativos à proximidade, concentração e semelhanças da distribuição geográfica da atividade econômica.
Friedman e Alonso (1964) afirmam que a análise espacial pode ser dividida em duas vertentes: análise locacional (urbana) e análise regional. A análise locacional tem um viés microeconômico e se utiliza de conceitos como preços relativos, custos mínimos, eficiência alocativa e maximização dautilidade. Já a análise regional é macroeconômica. Os aspectos avaliados são, de forma geral, agregados econômicos e são avaliados para uma região representativa que estabelece relações com outras regiões.
Krugman (2002) em conformidade com o apresentado anteriormente afirma que as economias urbana (locacional) e a regional tratam o mesmo assunto, mas foram modeladas de forma diferenciada. O autorafirma que a economia urbana se desenvolveu como parte da economia convencional e, por isso, é marcada por uma análise meticulosa e matematizada, mas extremamente isolada. Não foram considerados, por exemplo, assuntos como a escolha da localização das cidades e as relações estabelecidas com outras cidades. Já a economia regional se preocupou com a inter-relação entre os espaços e o impacto dessasna economia agregada, perdendo o foco da maximização apresentada pela abordagem clássica.
1.2.2. Economia Regional
“É o estudo da diferenciação e inter-relação de áreas em um universo, onde os recursos estão distribuídos desigualmente e são imperfeitamente móveis, com ênfase particular na aplicação ao planejamento dos investimentos em capital social básico, para mitigar os problemassociais criados por essas circusntancias” (DUBEY, 1970 apud FERREIRA, 1988).
....

1.2.3. Região
O principal conceito para a analise regional é o de região. Desde o início dos estudos de economia regional, várias definições e abordagens foram apresentadas, desde definições abstratas até as extremamente rígidas. Porém, não há, até o momento, consenso entre os estudiosos.
Para...
tracking img