Economia brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

No século XXI, o Brasil é uma das dez maiores economias do mundo. Se, pelo menos até meados do século XX, a pauta de suas exportações era basicamente constituída de matérias-primas e alimentos, como o açúcar, borracha e ouro, hoje 84% das exportações se constituem de produtos manufaturados e semimanufaturados.
O Brasil ocupa o sexto lugar na economia mundial, segundo ranking doBanco Mundial, que analisa as economias de 146 países. Levando-se em conta a paridade do poder de compra, o Brasil responde por metade da economia da América do Sul. A economia brasileira tem apresentado um crescimento consistente e deverá alcançar a quarta maior economia do mundo por volta de 2040.
O Brasil participa de diversas organizações econômicas e têm destaque na economia global, apesarde ainda não ter grande participação nas decisões de alguns órgãos como o FMI (Fundo Monetário Internacional).
Medidas políticas tomadas nos últimos anos contribuíram para uma abertura econômica e impulsionaram a competitividade brasileira no mercado global, trazendo novos investimentos estrangeiros em diversos setores da economia brasileira.
Ao longo da última década o Brasil conseguiu diminuirsignificativamente sua dívida externa e elevar sua reserva monetária, abrindo as portas para uma maior participação brasileira nos assuntos financeiros mundiais, e trazendo uma grande credibilidade junto aos países desenvolvidos.
Entre as medidas recentemente adotadas a fim de equilibrar a economia, os investimentos foram feitos no sentido da eficiência da administração e políticas foram criadaspara incentivar as exportações, a indústria e o comércio, criando "janelas de oportunidade" para os investidores locais e internacionais e produtores. Com estas mudanças, o Brasil reduziu sua vulnerabilidade. Respeitados economistas dizem que o país não será profundamente afetado pela atual crise econômica mundial.

2. ECONOMIA BRASILEIRA
O período de grande transformação econômica ecrescimento ocorreram entre 1875 e 1975. Nos  anos 2000, a produção interna aumentou e o agronegócio (agricultura e pecuária) cresceu, sendo o setor mais dinâmico - mesmo depois de ter resistido às crises internacionais, que exigiram uma constante adaptação da economia brasileira.
A economia do Brasil tem um mercado livre e exportador. Foi classificada como a sexta maior economia do mundo em 2011,segundo o FMI, ou a sétima, de acordo com o Banco Mundial e o World Factbook da CIA .  É a segunda maior do continente americano, atrás apenas dos Estados Unidos.
O Brasil é uma das chamadas potências emergentes: é o "B" do grupo BRICS. É membro de diversas organizações econômicas, como o Mercosul, a UNASUL, o G8+5, o G20 e o Grupo de Cairns. Tem centenas de parceiros comerciais, e cerca de 60%das exportações do país referem-se a produtos manufaturados e semimanufaturados.
Segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil foi o país que mais aumentou sua competitividade em 2009, ganhando oito posições entre outros países, superando a Rússia pela primeira vez e fechando parcialmente a diferença de competitividade com a Índia e a China, economias BRIC. Importantes passos dados desde a década de1990 para a sustentabilidade fiscal, bem como as medidas tomadas para liberalizar e abrir a economia, impulsionaram significativamente os fundamentos do país em matéria de competitividade, proporcionando um melhor ambiente para o desenvolvimento do setor privado.
O país dispõe de setor tecnológico sofisticado e desenvolve projetos que vão desde submarinos a aeronaves. O Brasil também está envolvidona pesquisa espacial. Possui um centro de lançamento de satélites e foi o único país do Hemisfério Sul a integrar a equipe responsável pela construção do Estação Espacial Internacional (EEI). É também o pioneiro na introdução, em sua matriz energética, de um biocombustível .
O governo brasileiro vem trabalhando para conter a crise econômica global mesmo depois de ter resistido às crises...
tracking img