Economia brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
4
Economia Brasileira
Maria Anita dos Anjos Moisés Farah Jr.

Na década de 1990 a dinâmica da economia brasileira sofreu alterações decorrentes não somente de uma política de estabilização, que garantiu a redução do processo inflacionário, mas também de mudanças no âmbito das empresas que se alinharam a um novo padrão tecnológico e organizacional predominante nos países capitalistasavançados. A industrialização brasileira apresentou, historicamente, diferenciais que distanciaram o seu parque industrial das demais economias latino-americanas, todas integrantes da denominada periferia do mundo desenvolvido capitalista. O avanço do desenvolvimento capitalista brasileiro, contudo, ocorreu paralelamente com a emergência de pressões inflacionárias, agravamento das contas externas edeterioração das finanças públicas que se manifestaram, de forma contundente, nos anos de 1980. No prenúncio dos anos de 1990, a nova proposta de desenvolvimento econômico, alicerçado na abertura econômica, entre outros aspectos, e a política de estabilização, a partir de julho de 1994, propiciaram o realinhamento da economia brasileira a um novo contexto do desenvolvimento capitalista mundial em quepalavras como globalização e neoliberalismo tornaram-se representativas do somatório de transformações e representações hegemônicas no período. A abertura econômica é entendida aqui como a redução dos impostos incidentes sobre os bens importados, bem como a eliminação dos obstáculos, existentes nos regulamentos, leis, controles, normas, que impediam a livre movimentação das mercadorias e capitaisestrangeiros. Esse processo ocorreu no Brasil ao longo da década de 1990 e representou o alinhamento do país à onda de expansão do comércio e de capitais liderados pelas empresas dos países desenvolvidos. O movimento de expansão, chamado de globalização, foi possível com as transformações tecnológicas.
COLEÇÃO
EMPRESARIAL

GESTÃO

43

A compreensão dessa nova realidade e o impacto nodesenvolvimento capitalista brasileiro, bem como a forma pela qual o país enfrentou seus problemas, tornam-se fundamentais para traçar as perspectivas da economia brasileira, além apontarem os desafios (novos e velhos) para se atingir uma realidade social menos excludente.

1 A reestruturação da economia mundial nos anos de 1980
O desenvolvimento capitalista mundial entra em processo de desaceleraçãona década de 1970, depois de enfrentar uma expansão econômica sem precedentes, cuja origem encontra-se no pós-Segunda Guerra Mundial. O crescimento foi liderado pela economia norte-americana que, ao definir uma nova forma de integração com a economia mundial, garantiu a dinamização das demais economias capitalistas com a expansão de sua estrutura industrial e dos respectivos padrões de consumobaseado em bens duráveis. As empresas européias e japonesas nos anos de 1950, reagindo à expansão das empresas norte-americanas, iniciaram um esforço de atualização tecnológica, possibilitando, em um segundo momento, um novo avanço dos investimentos em direção aos países periféricos em resposta à ação dos EUA, cuja hegemonia passa a ser contestada pelas tendências policêntricas que se afirmamundialmente. O policêntrismo decorreu da ascensão, em suas respectivas regiões, da Alemanha Ocidental e Japão, dinamizando as respectivas economias regionais bem como seus parceiros comerciais. Os países periféricos ou pobres são as economias nacionais que apresentam a condição de subdesenvolvimento, formando um subsistema composto, entre outros, pelos países da América Latina, da África e Ásia Ocidental.Algumas economias periféricas sofreram profundas transformações nessa fase de expansão da economia mundial. O avanço das fronteiras do capitalismo, ao anexar as economias periféricas, produziu desequilíbrios industriais nos países com base produtiva em estágios distintos quando comparadas com países desenvolvidos. A eliminação (ou atenuação) dos desequilíbrios exigiu o fortalecimento dos...
tracking img