Economia brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia brasileira

Santana, Maria da conceição de oliveira

Atividade I – estudo dirigido

Economia brasileira

Instituição:
FADE – faculdade Decisão
Curso:
Ciências contábeis
Aluna:
Maria da conceição de oliveira Santana
Coordenadora:
Elênia Baker da cunha
Disciplina:
Economia brasileira
Período:

Dos tópicos abaixo fazer pesquisa bibliográfica de cada um definindoconceitos de no mínimo três autores com citações das respectivas referências e fazer o resumo dos conceitos para cada tópico do teu entendimento com tuas próprias palavras.

1. ECONOMIA COLONIAL- SÉCULO XVI A XIX
2. EXPANSÃO CAFEEIRA E ORIGENS DA INDÚSTRIA
3. PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTACÕES: DA CRISE DE 1930 AO II PND

4. ANOS 1980: CRISE E INFLAÇÃO

5. ANOS 1990: A MODERNIZAÇÃOCONSERVADORA

6. RETRATO DO BRASIL NO MUNDO GLOBALIZADO

1. ECONOMIA COLONIAL- SÉCULO XVI A XIX

1º CITAÇÃO
É a fase inicial da historia da economia brasileira antecede a colonização que vai do descobrimento (1500) até o estabelecimento das donatarias (1534),que compreende um período de 34 anos de fatos obscuros,vagos. (p.10)

Referência
BRAGA,NILTON FURTADO. SÍNTESE DA ECONOMIA BRASILEIRA.:.RIO DE JANEIRO: ABPDEA,1997.281p.

2º CITAÇÃO
Durante o séc. XVI, o Brasil não era considerado algo valioso por Portugal,embora o território adquirido pela coroa portuguesa fosse imenso,não trouxe a inesperada sorte econômica obtida pelos espanhóis em suas conquistas do peru e México, isto é metais preciosos e uma população ampla, estável e bem organizada. O Brasil originou-se de seuprimeiro produto de exportação o pau-brasil.(p32)

Referência
BAER, WERNER. A ECONOMIA BRASILEIRA.:. SÃO PAULO: NOBEL,2009.541p.

3º CITAÇÃO
No sec.XVI, destacava-se como um dos agentes mais dinâmicos do capitalismo comercial. O Brasil, domínio português,na empresa mercantil, colonial e escravocrata que caracterizou a expansão ultramarina.a acumulação primitiva gerada nas colônias determinou umdos meios mais significativos da acumulação geral do capitalismo. O Brasil participava desse processo como polo exportado de riquezas para todo o continente europeu, essa marca na formação econômica brasileira viria a construir a matriz da estrutura colonial do pais, que perdurou mesmo após a emancipação política para a formação estado - nação ocorrida no séc. XIX. (P.4)

ReferênciaLACERDA,ANTÔNIO CORRÊA.BORCHI, JOÃO I IDEBRANDO. REGO, JOSÉ MÁRCIO.MARIA ANGÉLICA. MARQUES, ROSA MARIA. ECONOMIA BRASILEIRA 2º EDIÇÃO .:.SÃO PAULO: SARAIVA2004.295p.

RESUMO

A economia colonial era caracterizada peras relações escravagistas de produção que o Brasil manteve até 1888, quando foi promulgada a Lei Áurea. Por esse critério a economia colonial estendeu-se até quase o final do século XIX, maisprecisamente quando as relações sociais de trabalho ou de produção no Brasil tornaram-se assalariadas, substituindo, assim, as escravagistas. Estávamos então em plena fase de expansão da cafeicultura no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

2.EXPANSÃO CAFEEIRA E ORIGENS DA INDÚSTRIA

1º CITAÇÃO
Expansão cafeeira: a economia que teve inicio em 1917 incentivada pelo príncipe regente D.João como o plantio de cafezais, nas elevações próximas na cidade do rio de janeiro, expandindo posteriormente pela região montanhosa do vale paulista do vale do rio Paraíba.(P.114)
Origem da industria: A revolução industrial é o processo de crescimento físico e cientifico que refletia profundamente nas estruturas econômicas e sociais, causando transformações que, por sua amplitude e dinamismo quedarão inicio a este movimento.(P.77)

REFERENCIA:
BRAGA,NILTON FURTADO. SÍNTESE DA ECONOMIA BRASILEIRA.:. RIO DE JANEIRO:ABPDEA, 1997.281p.

2º CITAÇÃO
Expansão cafeeira: As exportações de café foram o instrumento de crescimento durante quase todo o sec. XIX. Além disso , na ultima parte desse sec. ,a economia cafeeira transferiu-se para são Paulo, de modo que o centro econômico mudou...
tracking img