Economia brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Brasil sofreu profundas mudanças nestes 510 anos de história, porém um dos pontos dos quais o Brasil mais sofreu mudança foi na economia, destes 510 anos vamos analisar o período inicial de sua história, período colonial. Hoje o Brasil esta em 8º posição no ranking de países mais ricos do mundo e tem vistas para a 5º posição em alguns anos, tem a inflação controlada, o maior credor da históriabrasileira, o Fundo Monetário Internacional FMI, já foi pago e o credor agora é Brasil, a desigualdade social no país aos poucos vêm diminuindo, cada vez mais o país se consolida como uma república democrática e aos poucos vai transformando sua economia basicamente agrícola em uma economia industrial e agora também intelectual e ambiental. Mas até chegarmos à 2010 com este cenário o país sofreugrandes mudanças, com erros e acertos, vitórias e fracassos, principalmente nas áreas políticas e econômicas, porém é muito importante entender um pouco mais o que o país passou nos primeiros anos de sua história, o período colonial, de 1500 à 1822.

ECONOMIA COLONIAL

A economia brasileira neste período esta totalmente ligada a economia portuguesa, sendo assim este período pode ser divido em5 fases;

- de 1500 à 1581: período do comercio e poderio português;
- de 1581 à 1640: período em que Portugal estava submisso à Coroa Espanhola, causando o esfacelamento de sua economia;
- de 1640 à 1675: período em que a Coroa Portuguesa abriu concessões comerciais a grandes potências, como Inglaterra, com o objetivo de manter seu império;
- de 1675 à 1777: período em que ocorreu arestauração da economia portuguesa;
- de 1777 à 1808: o comercio português refloresceu.

Lembrando que em 1808 houve a transferência da Coroa Portuguesa para o Brasil, assim sendo que a partir deste momento o Brasil começa a deixar de ser dependente da economia portuguesa.

PAU BRASIL

O Pau Brasil foi o primeiro produto de exploração da Coroa Portuguesa em solo brasileiro. A madeira já eraconhecida pelos europeus para a construção de naus enquanto a tinta vermelha característica era utilizada para confecção e tinturaria têxtil, era um produto sem muito valor agregado, portanto de pouco retorno a Portugal, porém de grande aceitação. Houve imediata aceitação do produto em Veneza, Florença, Espanha e Flanders e o principal centro de distribuição passou a ser Amsterdã. A exploração do PauBrasil durou até 1555, quando o produto começou a escassear na orla marítima e assim seu custo passou a ser elevado, fazendo com que diminuísse o interesse pelo seu comercio. Mas de qualquer forma, foi a maneira com que a Coroa Portuguesa pesquisou e estudou as novas terras descobertas, para daí em diante buscar maneiras de melhor aproveitamento desta.
Nesta mesma época também foram exploradasas plantações nativas de algodão existente em todo o continente.

CICLO DO AÇUCAR

O ciclo do açúcar teve inicio em a partir de 1530, tendo seu ápice de 1646 à 1654, sendo superado somente no século XIX pelo café. O declínio do açúcar se deve à saturação do mercado provocada por excesso de oferta do produto.
Os fatores que levaram ao sucesso e da dominação do comercio do açúcar pelo Brasilpor praticamente dois séculos, XVI e XVII, se deve à melhora de vida dos europeus com o final da Guerra dos Cem Anos, fim de diversas epidemias, expulsão do invasor mouro da Europa, fim dos longos tempos de invernos intensos, seca, fome e pestes. Além de que o açúcar trazido do Oriente Médio era escasso e de uso restrito enquanto no Brasil a produção era farta, sem falar que Portugal já tiveraexperiências com a produção de cana-de-açúcar em suas outras ilhas atlânticas, anteriormente.

BRASIL HOLANDÊS

Em 1621 foi constituída a Companhia da Índias Ocidentais com a finalidade de explorar colônias americanas de países inimigos, os quais ofereciam melhores vantagens econômicas. Em 1624 e 1625 os Holandeses invadiram e saquearam a Bahia, na época sede do governo colonial, porém sem...
tracking img