Eclusa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

ARQUITETURA ECOLÓGICA – CERTIFICAÇÃO:

No mundo, os principais sistemas de certificação são o BREEAM (Inglaterra), HQE (França), LEED (EUA), CASBEE(Japão), GREEN STAR (Austrália), ProcessoAQUA (Brasil).

No Brasil, a Certificação Processo AQUA é realizada pela Fundação Vanzolini (ligada à USP) com base em critérios brasileiros e auditorias presenciais. É também promovida no Brasil,pelo Green Building Council Brasil, a certificação americana LEED, que é realizada nos Estados Unidos pelo United States Green Building Council com base em critérios americanos e análise documental.Processo AQUA é o mais indicado para o Brasil por que o Referencial Técnico de Certificação - Processo AQUA contém critérios adaptados ao Brasil que exigem resultados de desempenho, não prescrevendosoluções de projeto pré-concebidas, esses critérios foram adaptados para a realidade brasileira pela Fundação Vanzolini e pelos professores do Departamento de Engenharia de Construção Civil da EscolaPolitécnica da USP, a partir do modelo francês.
Todas as categorias de desempenho devem ser atendidas em nível Bom, Superior ou Excelente, demandando um projeto integrado, com a melhor soluçãoglobal de desempenho ambiental e de conforto e saúde para o usuário para aquela localização e funcionalidade do edifício.
A Certificação - Processo AQUA é realizada 100% no Brasil pela Fundação Vanzolini,por meio de auditorias presenciais com auditores capacitados na avaliação do desempenho das construções sustentáveis e experientes na realidade brasileira.
A Fundação Vanzolini é membro fundador daSustainable Building Alliance www.sballiance.org , representando o Brasil, ao lado do BRE (Inglaterra), CSTB (França), DGNB (Alemanha), VTT (Finlândia) e ITC (Itália), além de vários outros candidatosa membros e patrocinadores dentre os mais importantes organismos e empresas do mundo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALVA, E. N. Metrópoles (in)sustentáveis. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1997....
tracking img