Eclusas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução

O presente trabalho tem por objetivo analisar e apresentar as Eclusas Brasileiras existentes, os tipos de eclusa e sua importância, o que são e como funcionam. Além da análise, o trabalho busca informar a qualidade de um bom funcionamento de uma Eclusa
A navegação nos rios é o meio de transporte de mercadorias mais antigo. Embora o Brasil possua uma rede hidrográficaconsiderável, a navegação, como parte integrante de uma política de transportes, somente foi utilizada durante o período colonial e do Império, ao contrário do que acontece nos países desenvolvidos, como Estados Unidos, França e Alemanha, que aproveitam ao máximo seus rios e lagos.
Apesar do elevado potencial existente, o Brasil não tem priorizado a navegação como meio de transporte e a suautilização, atualmente, é bastante reduzida.
A Figura 1 mostra a localização das principais hidrovias do Brasil, caracterizando os trechos navegáveis, de pouca navegabilidade, obstáculos e obstruções.
[pic]
Figura 1: Principais hidrovias do Brasil
Cada rio da Rede Hidroviária Brasileira oferece condições bem diferentes de navegabilidade, no que diz respeito ao calado, largura darota de navegação, raios das curvas presentes, presença de corredeiras, cachoeiras, barragens e eclusas, bem como às variações decorrentes do ciclo hidrológico.

Segundo o Ministério do Transportes (2004), as principais hidrovias do Brasil são:
1. Hidrovia do Madeira;
2. Hidrovia do São Francisco;
3. Hidrovia Tocantins-Araguaia;
4. Hidrovia Paraná-Tietê;
5. HidroviaParaguai-Paraná.

Um dos meios de transporte mais barato, com menor valor unitário (R$/Ton.), é o meio fluvial, ou marítimo, e é por isso que este se justifica em um país com a extensão e potencial para tal, como o Brasil. Esta finalidade se encontra na competitividade que o produto deve ter tanto no mercado interno como externo.
O transporte hidroviário em comparação com o rodoviário e oferroviário apresenta como vantagem o baixo custo de implantação, manutenção e o próprio custo de transporte. A desvantagem desse modal é o fator tempo, que pode diminuir a competitividade das hidrovias.

Por isso, é necessário analisar as características de cada hidrovia para que se possa maximizar as condições de utilização das mesmas e avaliar os produtos transportados. Normalmente,aqueles com baixo valor agregado e peso bruto alto deveriam ser transportados pelo modal hidroviário.

A navegação em comparação com os outros meios de transporte não secciona o ecossistema, uma vez que o rio ou lago fazem parte do ecossistema mais amplo, entretanto quando as cargas de grande potencial poluidor ou contaminante são transportadas pode ocorrer dano ao meio ambiente aquático, biótico,físico.

2 Eclusas
Uma eclusa ou comporta é uma obra de engenharia hidráulica que consiste numa construção que permite que barcos subam ou desçam os rios ou mares em locais onde há desníveis, barragem, quedas de água ou corredeiras.
Eclusas funcionam como degraus ou elevadores para navios, há duas comportas separando os dois níveis do rio. Quando a embarcação precisa subir o rio,ela entra pela comporta da eclusa à jusante e fica no reservatório ou caldeira, que é, então, enchido com água elevando a embarcação para que possa atingir o nível mais alto, à montante. Quando a embarcação precisa descer o rio ela entra pela comporta da eclusa a montante e permanece no reservatório enquanto ele é esvaziado, descendo a embarcação até o nível mais baixo do rio. As comportasabrem-se para a entrada do navio. Observe que a água está ao mesmo nível do lado do navio. Após a entrada, a câmara da eclusa será esvaziada e o navio estará ao nível das águas da comporta ao fundo. Seu objetivo é, portanto, permitir a navegação. Um dos processos de enchimento do reservatório pode ser gravitacional, de modo que não é necessário o uso bombas d'água e motores.
Dependendo da...
tracking img