Eclusa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como funciona uma eclusa?
Ela atua como um verdadeiro elevador aquático, ajudando navios a transpor rios ou canais onde existe desnível no terreno. Esse desnível pode ser provocado pela construçãode uma barragem ou uma hidrelétrica, por exemplo. A eclusa nada mais é que uma grande câmara de concreto com dois enormes portões de aço. Depois que o navio entra, os portões são fechados. Quando aembarcação passa do ponto mais baixo para o mais alto, a água entra e eleva o navio. Quando o caminho é o inverso, a água escoa e a embarcação desce. O truque desse estranho elevador é a tubulação poronde a água entra e sai. "O segredo está nas válvulas. A eclusa funciona sem necessidade de bombas e nenhuma energia é gasta para erguer o navio. Tudo é feito aproveitando o peso da própria água",afirma o engenheiro naval Carlos Daher Padovezi, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo.

O princípio é antigo: eclusas já eram usadas pelos chineses no século VII. E eles virarammestres no assunto, tanto que a atual construção, no rio Iangtsé, da hidrelétrica de Três Gargantas (que será a maior do mundo) inclui uma eclusa gigantesca. Para vencer um desnível de 113 metros, osbarcos subirão uma altura igual à de um prédio de 50 andares!

O que é uma eclusa



A eclusa é uma obra da engenharia hidráulica através da qual é possível transportarbarcos por canais com diferenças de altitude (para cima ou para baixo) através de um sistema de comportas.
Eclusa é o nome dado a cada uma das comportas que funcionam como se fossem elevadoresde água que fazem os navios subirem e descerem. O sistema é relativamente simples e funciona com o auxílio da gravidade: suponhamos que um navio vá fazer o trajeto de descida por uma eclusa, a primeira portada eclusa se abre permitindo que o navio entre (a eclusa é como uma caixa sem a tampa que se abre e fecha por duas das laterais, a da frente e a de trás), assim que o navio entra, ela é fechada...
tracking img