Eclusa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Introdução

O presente Trabalho de por objetivo apresentar e analisar as eclusas, sua importância, e como funciona.
Será apresentado alguns cálculos referentes a fenômenos de transporte, o que nos ajudara a explicar melhor o funcionamento das eclusas, para isso pegaremos como exemplo a eclusa de Barra Bonita, localizada no Rio Tietê

























2 -Contexto Histórico


A navegação nos rios é o meio de transporte de mercadorias mais antigo. Embora o Brasil possua uma rede hidrográfica considerável, a navegação, como parte integrante de uma política de transportes, somente foi utilizada durante o período colonial e do Império, ao contrário do que acontece nos países desenvolvidos, como Estados Unidos, França e Alemanha, que aproveitam aomáximo seus rios e lagos.
Apesar do elevado potencial existente, o Brasil não tem priorizado a navegação como meio de transporte e a sua utilização, atualmente, é bastante reduzida.
Um dos meios de transporte mais barato, com menor valor unitário (R$/Ton.), é o meio fluvial, ou marítimo, e é por isso que este se justifica em um país com a extensão e potencial para tal, como o Brasil. Estafinalidade se encontra na competitividade que o produto deve ter tanto no mercado interno como externo.
O transporte hidroviário em comparação com o rodoviário e o ferroviário apresenta como vantagem o baixo custo de implantação, manutenção e o próprio custo de transporte. A desvantagem desse modal é o fator tempo, que pode diminuir a competitividade das hidrovias.
Por isso, é necessário analisar ascaracterísticas de cada hidrovia para que se possa maximizar as condições de utilização das mesmas e avaliar os produtos transportados. Normalmente, aqueles com baixo valor agregado e peso bruto alto deveriam ser transportados pelo modal hidroviário.
Porem nem todos os rios possuem o mesmo nivel, de acordo com as necessidades tambem é necessario a construção de barragens para fornecimento de energiae água para as grandes cidades, tudo isso acaba impedindo a passagem de pequenas e grandes embarcaçoes, tendo em vista todas essas dificuldades surgiu a necessidade de se criar uma maneira para que essas embarcações navegassem normalmente de um lado para o outro, com isso entao surgiram as eclusas, que seram apresentadas e estudadas nesses presente trabalho.






3 - Eclusas, o que são ecomo funcionam.


A eclusa é uma obra de engenharia hidráulica que consiste numa construção que permite que barcos subam ou desçam os rios ou mares em locais onde há desníveis, barragem, quedas de água ou corredeiras.
Eclusas funcionam como degraus ou elevadores para navios, há duas comportas separando os dois níveis do rio. Quando a embarcação precisa subir o rio, ela entra pela comporta daeclusa à jusante e fica no reservatório ou caldeira, que é, então, enchido com água elevando a embarcação para que possa atingir o nível mais alto, à montante. Quando a embarcação precisa descer o rio ela entra pela comporta da eclusa a montante e permanece no reservatório enquanto ele é esvaziado, descendo a embarcação até o nível mais baixo do rio. As comportas abrem-se para a entrada do navio.Dependendo da diferença de altitude entre o corpo d’água a montante e o corpo d’água a jusante da eclusa, ela pode ser classificada em eclusa de baixa queda, eclusa de média queda, eclusa de alta queda e eclusa de altíssima queda.
O tamanho da queda influencia em fatores importantes como a maior ou menor propensão à formação de turbulência, o tempo de enchimento e esvaziamento, variação maior oumenor no pico das vazões de enchimento ou esvaziamento, problemas de cavitação, velocidade de condução nos tubos de enchimento ou esvaziamento e a necessidade de sistemas mais eficientes dissipadores de energia. Conforme aumenta o tamanho da queda, aumenta conseqüentemente a complexidade da eclusa.











4 – Eclusas e seus impactos ambientais


Para a construção de uma eclusa...
tracking img