Eclusa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma eclusa é uma obra de engenharia hidráulica que permite que barcos subam ou desçam os rios ou mares em locais onde há desníveis (barragem, quedas de água ou corredeiras). Eclusas funcionam comodegraus ou elevadores para navios: há duas comportas separando os dois níveis do rio. Quando a embarcação precisa subir o rio ela entra na eclusa pelo lado jusante e permanece na câmara. A comporta dejusante é então fechada e a câmara enchida com água, causando a elevação da embarcação até que se atinja o nível do reservatório superior. A partir desse momento, a comporta de montante pode ser abertae a embarcação sai da eclusa.
A função de uma eclusa de navegação é permitir a transposição do desnível pelas embarcações. Isto deve ser feito de maneira rápida; com segurança, sem criar situaçõesque coloquem em risco as embarcações; sem exigir obras de difícil execução e não tendo um custo excessivo.

O que são Esclusas e como funcionam?
Conteúdo enviado por Nelson Abreu Archanjo dos SantosJúnior

As Esclusas são verdadeiros elevadores aquáticos, que tem a função de Transportar navios grande ou pequeno porte (à depender da esclusa). Ela atua como um verdadeiro elevador aquático,ajudando navios a transpor rios ou canais onde existe desnível no terreno. Esse desnível pode ser provocado pela construção de uma barragem ou uma hidrelétrica, por exemplo. A eclusa nada mais é que umagrande câmara de concreto com dois enormes portões de aço. Depois que o navio entra, os portões são fechados.

Quando a embarcação passa do ponto mais baixo para o mais alto, a água entra e eleva onavio.

Quando o caminho é o inverso, a água escoa e a embarcação desce. O truque desse estranho elevador é a tubulação por onde a água entra e sai. “O segredo está nas válvulas. A eclusa funcionasem necessidade de bombas e nenhuma energia é gasta para erguer o navio. Tudo é feito aproveitando o peso da própria água”, afirma o engenheiro naval Carlos Daher Padovezi, do Instituto de Pesquisas...
tracking img