Eclusas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ECLUSAS.

Uma eclusa é uma obra de engenharia hidráulica que permite que barcos subam ou desçam os rios ou mares em locais onde há desníveis (barragem, quedas de água ou corredeiras). Eclusasfuncionam como degraus ou elevadores para navios: há duas comportas separando os dois níveis do rio. Quando a embarcação precisa subir o rio ela entra na eclusa pelo lado jusante e permanece na câmara. Acomporta de jusante é então fechada e a câmara enchida com água, causando a elevação da embarcação até que se atinja o nível do reservatório superior. A partir desse momento, a comporta de montantepode ser aberta e a embarcação sai da eclusa.
Quando a embarcação precisa descer o rio ela entra na câmara pelo lado montante da eclusa. A seguir, fecha-se a comporta de montante e esvazia-segradualmente a câmara até que se atinja o nível do reservatório inferior. A porta de jusante é aberta e a embarcação sai da eclusa. As operações de enchimento e esvaziamento da câmara são geralmente feitas porgravidade com a ajuda de pequenas comportas e válvulas.
Principais eclusas brasileiras:
1. Tucuruí
2. Boa Esperança
3. Sobradinho4. Ilha Solteira
5. Jupiá
6. Três Irmãos
7. Nova Avanhandava
8. Promissão
9. Ibitinga
10. Bariri
11. Barra Bonita
12. Porto Primavera
13. Barragem de Itaipú
14. Bom Retiro
15. Amarópolis16. Anel de Dom Marcos
17. Fandango


O maior canal de eclusas do mundo fica no Panamá e corta de um lado a outro.
Partindo do Oceano Atlântico, por meio de três imensas câmaras ele galga aelevação de Gatun, atravessa o lago de mesmo nome (situado a 26 metros do nível do mar) e depois desce ontra vez até o Oceano Pacífico, graças a mais três câmaras.
Sua extensão ultrapassa os 81quilômetros e, em alguns pontos, o compromisso dos seus compartimentos atinge 305 metros. Para subir ou descer cada um dos “degraus” representados pela comportas, um navio leva de 7 a 8 minutos. E o percurso...
tracking img