Estrategia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Defina atitude tradicionalista?

R: Se baseiam em fatos que ocorrem nos passado e que se acredita que condicionam o hoje. Para eles as experiências adquiridas servem para delinear tanto o presente quanto ao futuro.

2. Defina atitude estratégica?

R: Consiste em se transportar para o futuro e de lá visualizar o presente para efetuar mudanças para se atingir o almejado futuro.

3. O queé uma mentalidade estratégica?

R: Quando é necessária para construção da visão de futuro,e ter uma perspectiva de médio e longo prazo.Afim de colocar em uma posição adequada,transportando essa visão para cinco a dez anos à frente e posicionando-se de uma perspectiva global.

4. Cite 3 obstáculos em uma organização?

R: Obstáculos Burocráticos: São situações em que não se consegue tomar umaação sem um papel assinado e carimbado por este ou aquele gestor, mesmo que tal atitude possa salvar a empresa. Obstáculos Gerenciais: estão mais direcionados com o estilo de administrar de cada gerente, podendo levar a bons resultados. Obstáculos Feudais: cada gestor ou chefe trata seu setor como sendo seu pequeno reino, e muitas vezes o chefe do setor ao lado passa a ser seu inimigo mortal nadisputa pelo poder.

5. O que é administração espasmódica?

R: Consiste no gestor que após participar de um seminário, conferência, ou mesmo ler um livro, cria um modismo dentro da empresa, e obriga a todos a seguir algo que sequer conhecem. O termo vem da medicina; espasmos = dor e febre.

6. O que é administração de aversão a riscos?

R: É aquela que depois de algum evento mal sucedido oudissabor no passado criou um trauma nos gestores. Sendo assim qualquer um que venha com idéias novas será mal visto ou desencorajado a realizar tal façanha.

7. Quais os tópicos que podem nortear uma opção estratégica?

R: Fornecimento de produtos e serviços de ponta; Busca da excelência operacional e Estreitamento de relacionamento com os clientes.

8. No triângulo estratégico como sãoformados os vértices e o centro?

R: No centro do triângulo: A estratégia – o que vamos fazer. Sendo cada vértice do triângulo: o propósito – o que nós queremos ser; o ambiente externo – o que nos é permitido fazer e a capacitação: o que nós sabemos fazer.

9. Para se formular uma estratégia que pontos devemos levar em consideração?

R: Na formulação de uma estratégia 3 pontos tem que serlevados em conta: Propósito,Ambiente e Capacitação.

10. O que é um diagnóstico estratégico?

R: É um processo formal e estruturado que procura avaliar a existência e a adequação de estratégias vigentes e avalia se estão surtindo efeitos.

11. Quais os principais pontos a serem verificados um bom diagnóstico estratégico?

R: Um bom diagnóstico deve verificar ao menos: competitividade daempresa; portfólio de produtos e serviços; flexibilidade em relação às mudanças; grau de vulnerabilidade a mudanças; estrutura de poder e liderança; processos para construir o futuro, etc.

12. Cite alguns fatores que justifiquem uma vigilância estratégica.

R: Evoluções favoráveis ou desfavoráveis no MERCOSUL, ALCA ou MCE; Crescimento de crises no Oriente Médio; Fusões de grandes corporações; Alta/ Queda do dólar, etc.

13. Defina fase pioneira em uma transformação estratégica;

R: É nesta fase em que o empresário ou grupo de acionistas, percebem algumas sinalizações ou indicações no mercado, e se organizam se reúnem para conseguirem tirar alguma vantagem ou investir.

14. Cite ao menos 3 situações para início de uma fase pioneira.

R: Percepção de lacuna real no mercado;Constatação de necessidade declarada e Mudanças de hábitos da população.

15. Cite alguns exemplos de Recursos Patrimoniais?

R: Equipamentos: Máquinas, ferramentas, veículos, computadores, móveis, dentre outros. Prédios, terrenos e jazidas: instalações prediais e terrenos em geral.

16. O que é depreciação de bens patrimoniais?

R: Quando ocorrem desgastes, perda de utilidade por uso, ações da...
tracking img