Doc,pdf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Necessidades educacionais especiais e as práticas pedagógicas para a educação inclusiva: das pessoas com deficiências físicas e mentais
Muitas crianças portadoras de deficiência enfrentam preconceitos, pois nem sempre a sociedade sabe respeitar as diferenças Ter acesso a tratamento e educação especial é um direito da criança portadora de deficiência! Quem tem deficiência mental precisa decuidados especiais, que preparem a criança para a vida adulta e uma profissão no futuro.

Quem tem deficiência física deve ter acesso a tratamento de qualidade e à preparação para a vida profissional. Afinal, todo mundo merece ter uma vida produtiva e feliz.
A legislação brasileira atual define que a matrícula na classe comum está assegurada para todo e qualquer aluno, não importando qual seja asua diferença. A escola abriu seus portões, porém não modificou o foco da educação, assim ocorreu o que podemos chamar de integração e não o que chamamos de inclusão.
Essa integração surge com o princípio da normalização, oferecer ao aluno condições e oportunidades iguais ou parecidas com as dos demais membros da sociedade. O que se percebe é que as oportunidades são oferecidas igualmente a todos.Porém, se não são bem aproveitadas, a culpa e remetida à pessoa com deficiência, que não dá conta de usufruir daquilo que foi oportunizado. "A questão da integração representa um movimento de inovação do sistema de ensino que, em princípio, já deveria existir, abrangendo as diferenças existentes mesmo entre os não deficientes” CARNEIRO (1997, p.33).
Concordo e discordo com Carneiro, ajuda ascrianças se interagir e pensar que estou dentro da sociedade igual a todas as crianças normais numa sociedade, não acho certo que crianças deficientes fiquem no meio das normais, porque a nossa escola pública não está preparada para receber essas crianças, o educador não sabe lidar com eles, não são preparados, as crianças normais e o todo da escola não está preparado, acontece discriminação deambas a parte deveria continuar em escolas especializadas, porque essas crianças receberiam uma aprendizagem adequada e preparada voltada somente para eles.

Por meio da declaração dos Direitos Humanos (1948), é assegurado a todas as pessoas o direito á educação pública gratuita. Inclusive ás pessoas com deficiência, ancoradas na lei nº. 4.024/61(lei de diretrizes e bases da Educação).
O capítuloV - da Educação Especial, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional? Lança, tanto para a escola como para toda sociedade, um desafio muito grande no que se refere à Inclusão. Falamos em sociedade, pois a escola está inserida em um contexto social o qual se modifica com o desenvolvimento de sua gente, de sua tecnologia, de sua ciência, envolvidos em uma estrutura globalizada.
A escola,como uma instituição mediadora na construção do conhecimento, tendo como objetivo levar cultura para um número cada vez maior de pessoas leva para si uma gama de responsabilidade muito grande. "É através da escola que a sociedade adquire, fundamenta e modifica conceitos de participação, colaboração e adaptação.

No entanto, ainda são poucas as Pesquisas, experiências e práticas educacionaisValidadas cientificamente que mostrem Como fazer para incluir no cotidiano de uma classe regular alunos que apresentem Diferentes tipos de necessidades educativas especiais. Segundo estudo de Glat, Ferreira, Oliveira e Senna (2003):

Os atuais desafios da Educação Inclusiva brasileira centram-se na
Necessidade de desenvolver instrumentos de monitoramento
Sistemáticos (indicadores dos programasimplantados), realização de
Pesquisas qualitativas e quantitativas que possam evidenciar os
Resultados dos programas implantados e identificação de experiências
De sucesso; implantação de programas de capacitação de recursos
Humanos que incluam a formação de professores dentro da realidade
Das escolas e na sala de aula regular do sistema de ensino (p.35).
Concordo com Oliveira e Senna na...
tracking img