Josesales

2799 palavras 12 páginas
Certificado Profissional Superior em Administração Pública Inhambane

Módulo VI: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

TEMA: Análise do Impacto da Discriminação as Pessoas Vivendo com o HIV na Administração Pública

Discentes: Docentes:

dr. Lina Matimele Mazuze

José da Conceição Júnior dr. Acacio Francisco Mateus Gogo

dr. Esteves Pedro Camacho

Inhambane, Julho de 2011

CAPÍTULO – I

i. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema Análise Sobre a Discriminação ao Trabalhador Infectado Pelo HIV na Administração Púlica, trata-se de um trabalho inserido no módulo VI (Gestão de Recursos Humanos) leccionado no Instituto Superior de Administração Pública.

Ao abordar este tema bastante polémico, entretanto ao mesmo tempo, numa análise genérica oportuno. Polémico por gerar alguma revolta e discussões em alguns fóruns da sociedade civil. Oportuno por ser, apesar de muito falado nas instituições públicas o HIV e SIDA, pouco ou nada é falado sobre a discriminação praticada aos funcionários HIV positivos (seropositivos).

Neste contexto, o presente trabalho visa a a estudar as diferentes manifestações de discriminação a que o trabalhador infectado pelo HIV e SIDA é sujeito. Igualmente, analisar como é que os gestores de recursos humanos asseguram a implementação da Lei de protecção do trabalhador infectado pelo HIV no local de trabalho. Sabido que as relações sociais para encarar a SIDA na actualidade tem sido incómoda e até mesmo desconcertante, pois envolvem questões sociais, económicas, políticas e emocionais.

Destaca-se nesta dissertação os recursos humanos como o epicentro da organização, a discriminação e estigmatização do trabalhador no local de trabalho e o impacto da SIDA no recurso

Relacionados