Direitos humanos e pluralidade cultural nas escolas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1744 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSIDERAÇÕES GERAIS: INTRODUÇÃO
A célula vegetal é uma unidade orgânica, separada do meio ambiente por uma membrana denominada membrana plasmática, membrana citoplasmática ou plasmalema.
Nessa célula existe uma estrutura de revestimento, externa ao plasmalema, chamada parede celular ou membrana celulósica.
Essa membrana representa um invólucro muito resistente da célula, dando-lhe proteção esustentação mecânica.
A parede celular não existe em células animais. Nas células eucarióticas o conteúdo interno à membrana plasmática é dividido em duas partes: citoplasma e núcleo. Nas células procarióticas (bactérias e algas azuis), o núcleo não aparece individualmente, ficando o material genético disperso no citoplasma, uma vez que não existe a carioteca.
CÉLULA VEGETAL
É a menor unidadeestrutural básica do ser vivo. É descoberta em 1667 pelo inglês Robert Hooke, que observa uma célula de cortiça (tecido vegetal morto) usando o microscópio. A partir daí, as técnicas de observação microscópicas avançam em função de novas técnicas e aparelhos mais possantes. O uso de corantes, por exemplo, permite a identificação do núcleo celular e dos cromossomos, suportes materiais do gene(unidade genética que determina as características de um indivíduo). Pouco depois, comprova-se que todas as células de um mesmo organismo têm o mesmo número de cromossomos. Este número é característico de cada espécie animal ou vegetal e responsável pela transmissão dos caracteres hereditários. O corpo humano tem cerca de 100 trilhões de células.


CLOROPLASTO
Cloroplasto é uma organelapresente nas células das plantas e algas, rico em clorofila, responsável pela sua cor verde e é um dos três tipos de plastos (organelas citoplasmáticas cuja fórmula varia de acordo com o tipo de organismo e célula em que se encontra), sendo os outros dois os cromoplastos e os leucoplastos. Cloroplasto é o local onde se realiza a fotossíntese. Os cloroplastos distinguem-se bem dos restantes organelas dacélula, quer pela cor, quer pela sua estrutura, geralmente laminar, possui RNA, DNA e ribossomos, podendo assim sintetizar proteinas e se auto-multiplicar
Em seu interior apresenta um líquido semelhante ao que preenche as mitocôndrias.
A mesma teoria endossimbiótica apresentada para as mitocôndrias é empregada para os cloroplastos.
Os cloroplastos tambem existem em algumas bactérias, ex: ascianobactérias.
Estrutura
Os cloroplastos possuem suas delimitações constituida por duas membranas lipoprotéicas. A membrana externa é lisa, enquanto a interna é composta por várias dobras voltadas para o interior do cloroplasto.
Na membrana interna dos cloroplastos estão vários fotossistemas, todos com várias moléculas de clorofila dispostas de maneira a formar uma espécie de antena com afinalidade de captar luz. Os fotossistemas possuem outras substancia além da clorofila que também participam da fotossíntese.
Além de um tipo de plasto pode se transformar em outro facilmente.



CITOPLASMA
O hialoplasma ou citoplasma fundamental é um colóide gelatinoso que contém no seu interior as organelas ou organóides citoplasmáticos.
As principais são:
Plastos ouplastídeos
Os plastos ou plastídeos é um grupo de organelas específicas de células vegetais, que possuem características semelhantes com as mitocôndrias como: membrana dupla, DNA próprio e origem endosimbionte.São organelas exclusivas de células vegetais, capazes de realizar várias funções. As mais importantes são os cloroplastos, dotados de clorofila e relacionados coma importante função defotossíntese.


Mitocôndrias
Definição: Corpúsculos que realizam a respiração, processo que libera energia dentro da célula.
Sendo assim, as mitocôndrias encontram-se nas células eucarióticas podendo ter formas e tamanhos diferentes. Possuem grande mobilidade, localizando-se onde a célula necessita de maior energia. A função principal das mitocôndrias é a produção de ATP.

Aspectos Gerais das...
tracking img