Pluralidade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PLURALIDADE CULTURAL E DIREITOS HUMANOS
Pluralidade Cultural é respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico brasileiro e mundial, incentivando o convívio dos diversosgrupos e fazer dessa característica um fator de enriquecimento cultural. Com ela é proposto respeitar as diferenças, enriquecer-se com elas e, ao mesmo tempo, valorizar a própria identidade cultural.Pedagogicamente o tema pluralidade cultural oferece oportunidades aos alunos de conhecerem suas origens, sua história como ser social e como individuo participante de grupos culturais, propicia acompreensão de seu valor e a elevação de sua auto-estima enquanto ser humano digno e dotado de capacidades. Através da escola podemos adquirir conhecimentos e vivências que ajudam a conscientizar os alunosquanto a injustiças e manifestações de preconceito e discriminação. Se a escola é formadora de conceitos e didáticas, cabe a ela também formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, bem comocidadãos comprometidos com a humanização e os sentimentos fundamentais para uma boa vivencia entre seres tão diferentes e individuais como somos.
Abordando o tema pluralidade cultural não tem comodeixar de falar sobre os direitos humanos, pois o mesmo é direito inerente a todos os seres humanos, independente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.
APluralidade Cultural é fator de fortalecimento da democracia, diante da explicitação do Art.58° do Estatuto da criança e do Adolescente que diz: “No processo educacional respeitar-se-ão os valoresculturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade de criação e o acesso ás fontes de cultura”.
Papel da escola em meio àpluralidade cultural
O convívio com a diferença, desde a educação infantil, auxilia crianças a se perceberem como sujeitos que se diferenciam pelos desejos, ideias, formas de vida... Isso ajuda a perceber...
tracking img