Pluralidade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pluralidade Cultural

O Brasil é um país rico em diversidade étnica e cultural, plural em sua identidade: é índio, afrodescendente, imigrante, é urbano, sertanejo, caiçara, caipira... Contudo, ao longo de nossa história, têm existido preconceitos, relações de discriminação e exclusão social que impedem muitos brasileiros de ter uma vivência plena de sua cidadania.
O documento de PluralidadeCultural trata dessas questões, voltadas para a superação de todas as formas de discriminação e exclusão.
Divide em 1º. e 2º. parte:
Na primeira parte, do documento contempla os aspectos que envolvem e justificam o tema, indica a necessidade de se vivenciar a pluralidade de nossa cultura no decorrer de todo o ensino fundamental.
Na segunda parte, encontram-se os conteúdos, os critérios deavaliação e as orientações didáticas.
É importante educadores, ao elaborarem seus programas curriculares e projetos educativos, adaptar, priorizar e acrescentar conteúdos.

PLURALIDADE CULTURAL

1ª PARTE

INTRODUÇÃO

A temática da Pluralidade Cultural diz respeito ao conhecimento e à valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no territórionacional, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira, oferecendo ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil como um país complexo, multifacetado. Considerar a diversidade não significa negar a existência de características comuns, nem a possibilidade de constituirmos uma nação, ou mesmo a existência de umadimensão universal do ser humano.
Por trabalhar com a diversidade humana, comporta uma ampliação para o professor e
para o aluno, uma abertura para a consciência de que a realidade em que vivem é apenas parte de um, que o elemento das relações intersociais e interpessoais deve ser Ética.
mundo complexo, fascinante e desafiador essa característica sociocultural é expressão de uma pluralidadedinâmica a qual tem sido benéfica e estimuladora na definição de valores universais.
A compreensão de que respeitar e valorizar as diferenças étnicas e culturais não significa aderir aos valores do outro, mas, sim, respeitá-los como expressão da diversidade, respeito que é, em si, devido a todo ser humano, por sua dignidade intrínseca, sem qualquer discriminação.
As culturas são produzidas pelosgrupos sociais na construção de suas formas de subsistência, na organização da vida social e política, na produção de conhecimentos.
A desigualdade social é uma diferença de outra natureza: é produzida na relação de dominação e exploração socioeconômica e política Ambas, desigualdade social e discriminação, se articulam no que se convencionou denominar “exclusão social”: impossibilidade de acessoaos bens materiais e culturais produzidos pela sociedade,e de participação na gestão coletiva do espaço público. Por esse motivo, já se disse que, na prática, o Brasil não é uma sociedade regida por direitos, mas por privilégios.
A coexistência da ampla diversidade étnica, lingüística e religiosa em solo brasileiro coloca a possibilidade da pluralidade de alternativas. Tratar da diversidadecultural , reconhecendo- a e valorizando- a , e da superação das discriminações é atuar sobre um dos mecanismos de exclusão tarefa necessária, ainda que para caminhar na direção de uma sociedade mais plenamente democrática.
A demanda social existe há muito tempo, a urgência é inadiável. Mudar mentalidades, superar o preconceito e combater atitudes discriminatórias são finalidades que envolvemlidar com valores de reconhecimento e respeito mútuo, o que é tarefa para a sociedade como um todo. A escola tem um papel a desempenhar nesse processo, em primeiro lugar, porque é o espaço em que pode se dar a convivência entre crianças de origens e nível socioeconômico diferentes, com costumes e dogmas religiosos diferentes daqueles que cada uma conhece, com visões de mundo diversas...
tracking img