Resumo "o informante"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Filme O Informante

O filme informante refere-se à denúncia da indústria de tabaco. Coloca em jogo a questão da ética profissional do jornalismo; o filme relata aspectos importantes: asconsequências de uma pessoa criticar visões e atitudes de grandes empresas bem como as mentiras da indústria do tabaco em relação ao caráter viciante da droga que fabricam, falta de transparência porparte da sua governança.
A narrativa retrata fatos do cotidiano, como a visão capitalista e gananciosa das pessoas, manipulando e distorcendo a realidade dos fatos para benefício próprio, em detrimentoda vida e da dignidade de quaisquer pessoas que se interponham em sua trajetória em direção ao poder. Essa atitude cada vez mais dominante nas empresas coloca na moda a falta de valores. No entanto,esta ausência é apenas aparente, uma vez que, evidentemente, que toda sociedade tem sua ética e suas referências.
Visando lucro alguns gestores esquecem os valores, tudo se transforma em mercadoria:os ideais, as crenças, as esperanças. Essa é uma das infelizes realidades no mundo empresarial, onde administradores visando o dinheiro e o poder passa por cima de muitos princípios e valores, é daética. A ética profissional vista no filme e pregada pelo Cientista (Russel Crowe) partiu de uma necessidade pessoal gerada após a sua demissão de uma empresa de cigarros. Mostrando todas as faces e asarmas dos grandes grupos empresariais, o filme dá uma ideia de quão grande é o poder destes grupos que chegam a comprar a emissora de TV indo contra o livre arbítrio. Mesmo sendo manipulado, oJornalista ético ou não, se sentiu envolvido com a questão e não se rendeu aos poderosos, se afastou para posteriormente retornar e divulgar sua entrevista sem cortes.
Lowel Bergman demonstrou durante todo ofilme uma ética, sem igual, colocando a verdade acima de tudo, não só para usufruir da sua repercussão, mais contribuindo com sua fonte, para que esta não ficasse sem nenhum respaldo jurídico e...
tracking img