Relato de Pesquisa-LEITURA E ESCRITA: PROCESSOS PRIMORDIAIS PARA A FORMAÇÃO DO DISCENTE

1599 palavras 7 páginas
RESUMO

LEITURA E ESCRITA: PROCESSOS PRIMORDIAIS PARA A FORMAÇÃO DO DISCENTE

Lanna Fonseca & Leane Santos

Este relato de pesquisa consiste em uma entrevista realizada com cinco pessoas de diferentes características, sobre os processos de leitura e escrita. Teve como objetivo relatar sobre o contato que se tem com a leitura e a escrita, independente de formação acadêmica, mas como se dá sua prática na sociedade. Pôde-se perceber que tais processos não são tão valorizados e tidos como primordiais para a formação discente, pois são vistos apenas como parte avaliativa na formação escolar, de modo que, não é incentivada a sua prática dentro e fora da escola. Portanto, devido à falta de acompanhamento nesses processos, estes se tornaram cansativos e tidos apenas como método de avaliação e aquisição de conceito.

Palavras-chave: Leitura. Escrita. Incentivo.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Considerando que os processos de leitura e escrita são primordiais para a educação e formação dos alunos, estes devem ser incentivados e mediados pelos professores, já que é de tamanha importância para a formação dos discentes. A leitura e a escrita caminham juntas num processo de construção de sentido, daí sua importância para interpretar o que está a nossa volta, levando em conta toda experiência já vivida, ou seja, o conhecimento de mundo.
Uma pesquisa realizada com cinco informantes, de forma geral, teve como objetivo conhecer como se dá o processo de leitura e escrita na sociedade; que importância se dá a tais processos e como os entrevistados convivem com sua prática, já que são prescindíveis para o conhecimento pessoal e coletivo.
Nesse contexto, a entrevista é composta de oito perguntas sobre o processo de leitura e outras oito perguntas sobre o processo de escrita, desse modo, foram entrevistadas cinco pessoas. O informante 1 possui nível médio completo; Os informantes 2, 4 e 5 são universitários e o informante 3 possui o nível fundamental incompleto.
Essa pesquisa

Relacionados