Trabalhos prontos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

ANALISE DA SITUAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E DO AMBIENTE MERCADOLÓGICO
AMBIENTE EXTERNO
MACRO AMBIENTE

AMBIENTE DEMOGRÁFICO

Segundo a pesquisa do IBGE 2009 as tendências demográficas são indicadores altamente confiáveis no curto e médio prazo, pois analisa as mudanças na população e indicam as mudanças que a empresa pode sofrer, assim como o crescimento da população,composição etária, mercados étnicos e graus de instrução poder determina a falência ou crescimento de uma empresa.
Para o mercado de sorvete teve grande impacto a ascensão das classes menos favorecidas pois cerca de 19 milhões saíram das classes D e E, para a classe C. Foi constatado também no período de 2005 a 2010 ( dados do IBGE 2009) que perto de 12 milhões de pessoas subiram da classe C para asclasses A e B, essas pessoas que até então eram privadas do consumo de supérfluos podem agora consumir produtos que como o sorvete antes não eram consumidos devido a falta de dinheiro nos orçamentos familiares e individuais.Conforme tabela abaixo:
Classe social Em 2005 Em 2010
A/B 26.421 42.195
C 62.702 101.651
D/E 92.937 47.949








Na educação, sem dúvida, o país alcançou nasúltimas décadas um crescimento substantivo quanto ao acesso à escola, especialmente em relação à educação infantil.
A médio e longo prazo isso significa uma população mais qualificada no mercado de trabalho com melhores rendimentos e isso os torna sem dúvida um público potencial.

Outro fator importante de mudança é a realização do sonho de obter a casa própria, pois o consumidor ao se sentir supridoem suas necessidades básicas começam a pensar em outras formas de consumo.
Conforme a pesquisa do IBGE 2009 os padrões de formação, dissolução e reconstituição da família tornam-se cada vez mais heterogêneos e seus limites mais ambíguos. Os aumentos das separações conjugais e dos divórcios levaram à formação de novos arranjos familiares. Quando os indivíduos separados ou divorciados iniciam umanova união, formam um novo arranjo denominado “famílias reconstituídas”, especialmente no caso da presença de crianças.
Como nos dias de hoje os shoppings estão se firmando na preferência de lazer das crianças e dos adultos o seguimento vem se apropriando cada vez mais de espaços dentro desses espaços buscando maior contato com esses consumidores
De 1999 para 2009, o número médio de pessoas nafamília caiu de 3,4 para 3,1. Entre as famílias mais pobres (renda mensal per capita de até ½ salário mínimo), o número médio de pessoas por família chega a 4,2. Observa-se também neste período no conjunto dos arranjos familiares, um aumento na proporção de casais sem filhos (de 13,3% para 17,0%) e, conseqüentemente, uma redução de casais com filhos, passando de 55% para 47%
Diante dessasmudanças consideráveis que aconteceram no país, tivemos uma elevação no consumo de sorvete.
A Teoria de Maslow fala um pouco disso, as pessoas precisam suprir suas necessidades básicas para poder chegar a um patamar de consumo superior, isto interfere diretamente no consumo de sorvete que fica em segundo plano a depender das condições financeiras das famílias, com um ganho maior as pessoas passaram aconsumir produtos que antes não consumiam, pois supõe-se que suas necessidades básicas já foram supridas.
Outro aspecto muito importante é o da educação, as pessoas que mudaram de classe hoje possuem mais acesso a informações, a conhecer o mercado de sorvete e suas especialidades com isso podem ver outro crescimento no consumo diante das informações disponibilizadas ao consumidor.
A grandequantidade de informação sobre os produtos disponíveis e sua acessibilidade gera um estimulo de compra principalmente por parte das crianças de hoje que já possuem acesso a TV, internet e outras formas de divulgação já pré-determinado ou não o consumo do produto.
Esses fatores demográficos são muito importantes para que a empresa possa se planejar e se posicionar no mercado.

AMBIENTE ECONÔMICO...
tracking img