Unidade II
1) Denominação: A denominação direito do trabalho é adotada com o surgimento da OIT.
Crítica: O direito do trabalho como o direito do trabalhador subordinado, que fica caracterizado nafigura do empregado.
O direito do trabalho na atualidade também se preocupa com outros tipos de trabalhadores subordinados além do empregado, como por exemplo, do estagiário, trabalhador avulso,cooperados, etc.
2) Conceito: “Conjunto de princípios e normas que regulam as relações jurídicas oriundas da prestação de serviço subordinado e outros aspectos deste último, como consequência da situaçãoeconômico-social das pessoas que o exercem”.
3) Divisão:
a) Direito do trabalho Individual: Empregado e Empregador
b) Direito do trabalho Coletivo: Sindicato, Greve, etc.
c) Direito Administrativodo trabalho: É a relação jurídica entre empregado, empregador e poder público.
4) Natureza Jurídica:
Classificação:
1ª Corrente (majoritária): entende que o Direito do trabalho é ramo de direitoprivado, isso com base no contrato individual de trabalho. Quem regulamentava as relações de trabalho no princípio era o Direito Civil, e sendo este ramo de direito privado, quem defende esta correnteafirma que o Direito do trabalho também possui essa classificação.
2ª Corrente: entende que o Direito do trabalho é ramo do direito público, isto porque o mesmo é fruto do intervencionismo estatal.3ª Corrente: entende que o Direito do trabalho é ramo do Direito misto, porque possui tanto normas de Direito público quando privado.
4ª Corrente: entende que o Direito do trabalho éramo do DireitoSocial, porque é um primado do coletivo sobre o individual, ou seja, porque o mesmo se preocupa com a socialização dos direitos.
5ª corrente: entende que o Direito do trabalho é ramo do direitounitário, isso porque formaria o todo orgânico, diferenciado e autossuficiente, ou seja, o Direito do trabalho é o Ramo unitário, que se enquadra no campo do Direito privado, como também público e... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). Direito do trabalho - conceito, natureza e fontes. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Direito-Do-Trabalho-Conceito-Natureza/191810.html

MLA

"Direito do trabalho - conceito, natureza e fontes" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Direito-Do-Trabalho-Conceito-Natureza/191810.html>.

MLA 7

"Direito do trabalho - conceito, natureza e fontes." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Direito-Do-Trabalho-Conceito-Natureza/191810.html>.

CHICAGO

"Direito do trabalho - conceito, natureza e fontes." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Direito-Do-Trabalho-Conceito-Natureza/191810.html.